29/05/2009 - 26a Solene

COMEMORAÇÃO DOS "68 ANOS DO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE SÃO PAULO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/06/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : VICENTE CÂNDIDO / SIMÃO PEDRO
1 -  SIMÃO PEDRO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, por solicitação do Deputado Simão Pedro, ora na direção dos trabalhos, e do Deputado Vicente Cândido, com a finalidade de comemorar os "68 anos do Sindicato dos Comerciários de São Paulo". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Agradece ao presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Sr. Ricardo Patah. Manifesta a sua admiração pela diretoria do Sindicato pelo trabalho que realizam e pela forma de representar essa categoria, que constitui o maior sindicato da América Latina.
2 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, saúda as autoridades presentes e os Deputados Simão Pedro e Vicente Cândido, pela iniciativa de realizar esta sessão solene. Diz da sua obrigação de ser solidário com a classe dos comerciários, que constitui a maior categoria profissional do Brasil, abrangendo 10 milhões de trabalhadores. Refere-se ao projeto do Senador Pedro Simon, que trata da regulamentação necessária para a profissão, e à luta do presidente do Sindicato dos Comerciários para que se dê força a essa realidade.
3 -  DAVI ZAIA
Deputado Estadual, manifesta o seu reconhecimento da importância dessa categoria, pela qualidade da representação dos comerciários. Destaca que os comerciários têm dado exemplo efetivo na mobilização da categoria, na defesa de seus interesses e na preocupação com a cidadania.
4 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Anuncia a apresentação de vídeo institucional, sobre a luta dos trabalhadores no Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
5 -  JOSÉ CÂNDIDO
Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades presentes e saúda a todos, na pessoa do Sr. Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Comenta que não é fácil um sindicato começar em 1941 e permanecer até hoje. Fala da coragem de muitos sindicalistas, que já não estão em nosso meio.
6 -  CHIQUINHO PEREIRA
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Paulo, agradece a oportunidade de poder falar aos comerciários, cumprimenta a todos os dirigentes de sindicatos e a todos os trabalhadores presentes nesta sessão. Registra que os comerciários precisam da atenção dos sindicatos e também das autoridades, e deseja que essa categoria continue progredindo.
7 -  ENILSON SIMÕES
Vice-presidente da UGT-União Geral dos Trabalhadores-, diz que o Sindicato dos Comerciários de São Paulo vem se destacando no cenário nacional e no meio sindical como o sindicato capaz de prestar solidariedade. Afirma que o sindicalismo que se pratica hoje tem de ser diferente do passado.
8 -  CANINDÉ PEGADO
Secretário Geral da UGT, cumprimenta as autoridades presentes e diz que os 68 anos do Sindicato dos Comerciários de São Paulo constituem o resultado daquilo que se realizou com muito sucesso. Destaca o trabalho, o planejamento e a organização do dirigente Ricardo Patah, presidente do Sindicato. dos Comerciários de São Paulo.
9 -  MOACIR PEREIRA
Presidente do Siemaco/SP e Secretário de Finanças da UGT, diz da honra de estar junto com os comerciários. Lembra que a sua luta se iniciou há muitos anos, quando o Sindicato dos Comerciários de São Paulo teve a coragem de fazer uma greve em frente ao Mappin. Informa que o Siemaco, que atende os funcionários que trabalham na limpeza urbana de São Paulo, completou 5 anos. Parabeniza o Sr. Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
10 -  ÁLVARO LUIZ BRUZADIN FURTADO
Diretor do Centro do Comércio do Estado de São Paulo e do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo, representante da Fecomercio, fala em nome dos empreendedores do comércio. Diz que o Sindicato dos Comerciários de São Paulo tem representatividade, é pioneiro e trabalha em defesa da população. Parabeniza o Sindicato dos Comerciários de São Paulo pelos seus 68 anos.
11 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Lembra o seu primeiro emprego em São Paulo, como auxiliar administrativo, no Sindicato dos Comerciários de São Paulo e manifesta a sua gratidão, agradecendo a oportunidade que o Sindicato lhe deu.
12 -  VICENTE CÂNDIDO
Assume a Presidência. Manifesta a honra de poder compartilhar, junto com o Deputado Simão Pedro, dessa homenagem para reconhecer o trabalho dos comerciários de São Paulo, que representam muito da história do sindicalismo no Brasil. Diz que também foi comerciário, tendo exercido a função de empacotador. Registra que constituiu a Frente Parlamentar em Defesa da Pequena Empresa, destacando que o Sindicato foi mais atuante do que os empresários.
13 -  LUIZ CARLOS MOTTA
Presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, representante do Sr. Antonio Alves de Almeida, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, diz que tem um carinho especial pela militância do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Lembra que a trajetória de luta dos comerciários de São Paulo acompanhou as vitórias da categoria ao longo desses anos. Fala das conquistas obtidas pelo Sindicato e das campanhas salariais, que conseguiram aumento real de salário nos últimos anos.
14 -  Presidente VICENTE CÂNDIDO
Convida a Sra. Yeda Villas Boas, servidora desta Casa, para entregar um buquê de flores à Sra. Cláudia Patah, e faz convite à categoria para reunião no dia 1º de junho, às 11 horas, com a finalidade de ouvir a relatora do Projeto de Cotas do Senado.
15 -   RICARDO PATAH
Presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, cumprimenta os Deputados Simão Pedro e Vicente Cândido e as autoridades presentes. Defende o sindicalismo cidadão, destacando como principal objetivo, a educação, a capacidade de nos informarmos e de perceber um mundo diferente em haja oportunidade para todos.
16 -  Presidente VICENTE CÂNDIDO
Convida os Deputados Simão Pedro, Davi Zaia e José Cândido, para participar de homenagem aos Diretores do Sindicato, com entrega de placa comemorativa e buquê para as Diretoras. Convida todos os homenageados para entrega de placa ao Sr. Ricardo Fatah, que recebe a homenagem em nome de toda a categoria.
17 -  EDUARDO ROCHA
Economista da UGT, faz a leitura de texto sobre os 68 anos de lutas e conquistas do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
18 -  Presidente VICENTE CÂNDIDO
Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp