05/06/2009 - 28a Solene

HOMENAGEM AOS "AGENTES DO MEIO AMBIENTE, NA PASSAGEM DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/06/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : JOSÉ BITTENCOURT
1 -  JOSÉ BITTENCOURT
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado José Bittencourt, na direção dos trabalhos, para "Homenagear os Agentes do Meio Ambiente, na Passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Agradece mensagens alusivas ao evento, encaminhadas pelos Prefeito do Município de São Paulo Gilberto Kassab; e os Deputados Aldo Demarchi, 2º Secretário desta Casa; Antônio Mentor, do PT; e Estevam Galvão, Líder do DEM. Anuncia o Grupo da ONG Fuluke, que faz apresentação musical.
2 -  FERNANDO ARLEI CRUSEIRO
Gerente de Coleta Seletiva do Semasa de Santo André, lembra que os catadores de lixo são marginalizados e invisíveis no contexto social. Ressalta a importância da categoria quanto à limpeza das cidades.
3 -  ALCIDES CIPRIANO
O "Tatu", Vereador à Câmara Municipal de Cruzeiro, presta esclarecimentos sobre o seu trabalho com a reciclagem. Recorda a campanha política que fizera com poucos recursos. Cita os benefícios da reciclagem para a natureza. Destaca a necessidade de conscientização da população em geral sobre o destino do lixo.
4 -  JOAQUIM BARBOSA JÚNIOR
Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Itapira, dá conhecimento do trabalho das entidades que utilizam reciclados, na cidade de Itapira. Informa que o aterro sanitário local obteve nota ótima da Sabesp. Faz agradecimento à administração local quanto ao assunto. Fala de projeto sobre a criação de ciclovia em sua cidade.
5 -  MARIA DA PENHA CUNHA GUIMARÃES
Da Coperma, da Cidade de Mauá, agradece a iniciativa desta solenidade. Presta esclarecimentos sobre o seu trabalho. Ressalta a necessidade de incentivo político às cooperativas de catadores de lixo. Informa que faz seu trabalho com carinho e amor.
6 -  JOSÉ OTÁVIO MENTEN
Diretor-Executivo da Andef - Associação Nacional de Defesa Vegetal -, informa que fora Vereador em Piracicaba, em dois mandatos. Cita atividades da reciclagem no setor agrícola. Fala de temas relativos às zonas rurais e urbanas. Enaltece a necessidade de tratamento ao meio ambiente em contexto amplo. Parabeniza a iniciativa desta sessão.
7 -  WILSON VENTURELLI HELÚ
Escritor, autor do livro "Aspectos da Política Ambiental Integrada",elogia o Deputado José Bittencourt. Informa o lançamento de seu livro. Presta esclarecimentos sobre o conteúdo da obra. Destaca aspectos jurídicos e técnicos relativos ao tema. Ressalta a necessidade de ser respeita a Agenda 21.
8 -  Presidente JOSÉ BITTENCOURT
Anuncia os músicos Odilon e Toninho, da dupla "Horizonte e Oriente", que faz apresentação musical.
9 -  MARCOS JOÃO DA SILVA
Presidente da ONG Fuluke, informa que a ONG que dirige, há seis anos, é voltada para trabalho social com crianças. Agradece a participação de diretoras e professoras. Comunica que utilizam instrumentos reciclados. Esclarece que o termo "Fuluke", de origem iorubá, significa "guiados por Deus".
10 -  Presidente JOSÉ BITTENCOURT
Ressalta a necessidade de serem criados incentivos para a atuação das cooperativas que trabalham com coleta seletiva, para que sejam criados cursos de capacitação e qualificação profissional. Afirma que existe espaço para crescimento do setor. Cita estudo da Unifesp, sendo o qual 50% do lixo é reciclável. Como Presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária deste Legislativo, tece considerações sobre os agronegócios com sustentabilidade. Discorre sobre a importância do programa "Município Verde". Anuncia apresentação música, feita pela dupla "Horizonte e Oriente". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp