17/08/2009 - 42a Solene

COMEMORAÇÃO DO "CENTENÁRIO DA CATEDRAL DIOCESANA DE SANTOS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/09/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : MARIA LÚCIA PRANDI
1 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento da Deputada Maria Lúcia Prandi, na direção dos trabalhos, para comemorar o "Centenário da Catedral Diocesana de Santos". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Agradece e dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride. Anuncia a exibição de vídeo sobre a história da Catedral de Santos, seguida da apresentação do Coral da Guarda Civil Metropolitana da Cidade de São Paulo, regido pelo GCM classe distinta José Carlos Milanez.
2 -  GEONÍSIO AGUIAR
Vereador à Câmara Municipal de Santos - Elogia a iniciativa da Deputada Maria Lúcia Prandi, como representante do Legislativo de Santos, também na qualidade de autor de matéria sobre a efeméride.
3 -  Padre JOSÉ MYALIL PAUL
Enaltece a importância da Catedral de Santos na história da cidade, do estado e do País. Destaca o trabalho evangelizador do Papa João Paulo II. Elogia as atividades sociais de várias irmandades. Dá conhecimento dos trabalhos pastorais e sociais feitos na cidade.
4 -  Dom JACYR FRANCISCO BRAIDO
Bispo da Diocese de Santos - Recorda a fundação da Vila de São Vicente, em 1522. Ressalta as ligações profundas entre as cidades de Santos e São Paulo. Recorda o processo civilizatório, com o deslocamento do Litoral para o Planalto. Faz retrospecto sobre as instituições religiosas e a construção da catedral. Informa que cerca de 1 milhão e 500 mil pessoas integram sua diocese. Fala da Conferência de Aparecida para a América Latina. Discorre sobre a recuperação do centro histórico do município e as atividades sociais das várias irmandades.
5 -  Presidente MARIA LÚCIA PRANDI
Faz pronunciamento, cita eventos realizados em Santos, relativos à efeméride. Recorda seu aprendizado religioso. Descreve os detalhes arquitetônicos da Catedral de Santos, construída pelo mesmo engenheiro que projetou a Catedral da Sé, em São Paulo. Faz histórico sobre a construção do templo, que tem afrescos de Benedito Calixto. Destaca o milagre ocorrido em 7 de maio de 1992, atribuído à beata Josefina Bakhita, canonizada no ano 2000. Enaltece o trabalho social das ordens religiosas locais. Anuncia apresentação musical do Coral da Guarda Civil Metropolitana da Cidade de São Paulo. Presta homenagem, com a entrega de uma placa, ao Bispo Dom Jacyr Francisco Braido e ao Padre José Myalil Paul.
6 -  Dom JACYR FRANCISCO BRAIDO
Agradece e dá conhecimento da íntegra da mensagem constante da placa.
7 -  Padre JOSÉ MYALIL PAUL
Homenageia a Deputada Maria Lúcia Prandi, com a entrega de ramalhete de flores.
8 -  Presidente MARIA LÚCIA PRANDI
Agradece a honenagem.
9 -  Dom JACYR FRANCISCO BRAIDO
Concede a benção apostólica ao público presente.
10 -  Presidente MARIA LÚCIA PRANDI
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp