21/09/2009 - 51a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO RÁDIO E DO RADIALISTA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/10/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : ELI CORRÊA FILHO / CONTE LOPES
1 -  Presidente CONTE LOPES
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, por solicitação do Deputado Eli Corrêa Filho, com a finalidade de comemorar o "Dia do Rádio e do Radialista". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Cumprimenta o Deputado Eli Corrêa Filho, pela iniciativa desta homenagem aos radialistas aqui presentes.
2 -  ELI CORRÊA FILHO
Assume a Presidência. Diz de sua alegria em homenagear todos os radialistas e o rádio.
3 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, cumprimenta a todos os comunicadores de São Paulo. Diz que tem o prazer de compartilhar da amizade do Deputado Eli Corrêa Filho e de sua família. Fala de sua paixão pelo rádio, que causa aproximação com as pessoas, diferentemente das outras mídias, que têm a limitação do cenário. Lembra que, no rádio, não existe limitação ao imaginário das pessoas. Deseja que o Deputado Eli Corrêa Filho, representante da comunicação nesta Casa, continue sempre a promover esse evento.
4 -  JONAS DONIZETTE
Deputado Estadual e vice-Líder do Governo, diz que começou a sua carreira como radialista, na cidade de Campinas, antes de exercer seus mandatos como vereador e Deputado Estadual. Manifesta a honra de estar presente a esta solenidade, com pessoas que abraçaram a profissão e fizeram tanto por ela. Comenta que o rádio, entre todas as mídias, é a que tem mais facilidade de adaptação. Agradece a todos os que dedicam a sua vida a este meio de comunicação.
5 -  Presidente ELI CORRÊA FILHO
Registra presenças e lembra a comemoração a partir da data de 21 de setembro de 1943, quando foi sancionado o Decreto-lei que instituiu o piso da categoria dos profissionais do rádio. Informa que, em 2006, o Presidente Lula sancionou uma lei que instituiu o dia 7 de novembro como o Dia do Radialista, data do nascimento de Ary Barroso. Lembra que o rádio se tornou importante meio de informação e entretenimento e continua presente, nas mais diversas situações, como veículo de informação e difusor de uma ideologia formadora de opiniões. Anuncia a apresentação de vídeo sobre a história do Rádio. Presta homenagem póstuma às seguintes pessoas que fizeram e fazem parte da história do Rádio: Hélio Ribeiro, Narciso Vernizzi, Vicente Leporace e Fiori Gigliotti. Registra correspondências recebidas.
6 -  MURILO ANTUNES ALVES
Radialista e 1º Chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, durante 35 anos, diz que voltar a esta Casa era um perpassar de emoções. Lembra que, como cronista parlamentar e radialista pela Record, iniciou suas atividades no Palácio das Indústrias, tendo posteriormente sido escolhido para diretor do Cerimonial. Informa que exerce a profissão de radialista há mais de 70 anos, continua na Record, há 62 anos e acompanha toda a evolução do rádio.
7 -  Presidente ELI CORRÊA FILHO
Anuncia a apresentação de um áudio. Presta homenagem, com entrega de troféus, aos seguintes radialistas: Cinthia, José Nelo Marques, Zé Bettio, representado pelo Sr. Misael Souza; Paulo Barbosa, Murilo Antunes Alves, Paulo Lopes, representado pelo Sr. Valmor Bolan; Altieres Barbiero, Francisco Paes de Barros, representado pelo jornalista Luíz Carlos Ramos; e Eli Corrêa.
8 -  JUAREZ DE CASTRO
Padre, fala da importância do rádio para levar esperança e conforto e para evangelizar. Lembra as locuções radiofônicas do Papa João XXIII. Homenageia a todos os radialistas. Ao final de seu discurso, juntamente com Padre Robinson, da Paróquia Santa Inês, de Embu das Artes, abençoa a todos.
9 -  Presidente ELI CORRÊA FILHO
Saúda a todos os presentes e aos ouvintes do Rádio. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp