25/09/2009 - 52a Solene

HOMENAGEM AOS "30 ANOS DE FUNDAÇÃO DA EPTV - EMISSORAS PIONEIRAS DE TELEVISÃO - DE CAMPINAS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 10/10/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : CÉLIA LEÃO / BARROS MUNHOZ
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento da Deputada Célia Leão, para "Homenagear os 30 anos de Fundação da EPTV - Emissoras Pioneiras de Televisão - de Campinas". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Recorda que era prefeito de Itapira quando da fundação da EPTV. Destaca a biografia do fundador da emissora, José Bonifácio Coutinho Nogueira, especialmente quando Secretário de Estado da Educação, que autorizou a construção de duas escolas em sua cidade. Lembra a atuação de jornalistas que, hoje, têm projeção nacional e internacional. Enaltece a expansão da emissora e os vários prêmios recebidos.
2 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Governador do Estado de São Paulo José Serra. Anuncia a exibição de vídeo produzido pela EPTV, relatando a trajetória da emissora.
3 -  JONAS DONIZETTE
Deputado Estadual, elogia a qualidade técnica e profissional da equipe da emissora. Lembra que, hoje, é comemorado o "Dia do Rádio". Afirma que a EPTV é um dos símbolos do crescimento da região de Campinas. Elogia a lisura no tratamento das campanhas eleitorais. Destaca aspectos que diferenciam a emissora. Enaltece a continuidade do trabalho da família Coutinho Nogueira.
4 -  ANTONIO CARLOS COUTINHO NOGUEIRA
Diretor da EPTV, recorda a inauguração do ginásio de esportes de Itapira, que leva o nome de seu pai, "José Bonifácio Coutinho Nogueira". Destaca as relações da EPTV com a Assembleia Legislativa. Fala da democratização dos meios de comunicação. Informa que a emissora busca ser isenta e pluralista. Tece considerações sobre a mídia e a atuação dos políticos. Cita as preocupações com o futuro, no propósito de que os cidadãos sejam melhor informados.
5 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Dá conhecimento de homenagens, com a entrega de placa, feita pelo Vereador Elizeu Góis, Presidente da Câmara Municipal de Rio das Pedras; e pelo Sr. Oswaldo Baptista Duarte, prefeito do Município de São Carlos, à direção da EPTV.
6 -  MARCOS JOSÉ DA SILVA
Prefeito de Valinhos, informa que a sede da EPTV fica mais próxima do centro de Valinhos. Afirma que a emissora dá projeção à cidade de Valinhos e é referência na prestação de serviços.
7 -  GUSTAVO REIS
Prefeito de Jaguariúna e vice-presidente da Região Metropolitana de Campinas, cita a importância da emissora quanto à utilidade pública. Fala do interesse dos telespectadores quanto ao jornal regional. Recorda princípios da liberdade de expressão.
8 -  OSWALDO BAPTISTA DUARTE
Prefeito de São Carlos, ressalta a identidade da população com a emissora, que é referência regional. Considera a programação fundamental para que os prefeitos possam se inteirar das questões locais. Enseja votos de sucesso à equipe.
9 -  GUILHERME CAMPOS
Deputado Federal, afirma que os números dão dimensão da abrangência da emissora, que atinge cerca de 11 milhões de pessoas. Discorre sobre a responsabilidade dos órgãos de imprensa, bem como do homem público. Repudia a censura ao jornal "O Estado de S. Paulo", sobre fatos recentes. Fala da influência da tecnologia na vida das pessoas.
10 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Presta homenagem, junto com o Presidente Barros Munhoz, com a entrega de placa, aos Srs. José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho, presidente da EPTV; e Antônio Carlos Coutinho Nogueira, diretor da EPTV. Comunica que a EPTV foi fundada no dia 01/10/79, é afiliada à Rede Globo de Televisão, foi a pioneira do interior a transmitir em sinal digital no dia 03/12/08. Acrescenta que são quatro emissoras: EPTV Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas, abrange 298 municípios e cerca de 11 milhões de telespectadores. Faz histórico sobre José Bonifácio Coutinho Nogueira, que foi, também, o fundador da TV Cultura. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp