02/10/2009 - 56a Solene

"COMEMORAÇÃO DO QUADRAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA TORCIDA JOVEM DO SANTOS FUTEBOL CLUBE"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 16/10/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : BRUNO COVAS
1 -  BRUNO COVAS
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Bruno Covas, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o 40º Aniversário da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube". Convida os presentes a ouvir, de pé, a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  GERALDO ALCKMIN
Secretário de Estado de Desenvolvimento de São Paulo, recorda a memória do Governador Mário Covas. Informa que a entidade luta pela paz nos estádios de futebol, valoriza a cidadania, com as ações sociais. Elogia a participação da torcida feminina. Lembra a contratação da jogada Marta, o que deve impulsionar o futebol feminino. Destaca a importância do futebol no Brasil.
3 -  MARCELO TEIXEIRA
Presidente do Santos Futebol Clube, parabeniza a Torcida Jovem. Fala do preconceito relativo às torcidas organizadas. Elogia as ações sociais, culturais e esportivas da entidade. Enaltece a criação da Escola de Samba Torcida Jovem. Ressalta a importância da presença dos torcedores em todas as ocasiões e em qualquer circunstância. Cita desafios enfrentados dentro e fora do Brasil. Faz apelo à Prefeitura de São Paulo para que seja retomada a sede paulistana da torcida santista.
4 -  Presidente BRUNO COVAS
Anuncia a apresentação do "Hino do Santos Futebol Clube", pelo cantor Kiko Zambiamke, acompanhado pela bateria da Torcida Jovem.
5 -  COSME DAMIÃO
Fundador da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube, solicita que seja prestado um minuto de silêncio, em memória dos torcedores falecidos. Elogia o desempenho do mestre-sala e da porta-bandeira da entidade. Faz histórico sobre o surgimento da Torcida Jovem, no bairro do Brás. Informa que o grupo é politizado, teve participação na campanha pelas "Diretas Já" e pela anistia, e foi o primeiro a propor a paz nos estádios. Enaltece o respeito dos torcedores ao estatuto e ao pavilhão da entidade. Lamenta o fechamento da sede paulistana.
6 -  Presidente BRUNO COVAS
Anuncia a exibição, no painel eletrônico, de vídeo sobre a Torcida Jovem.
7 -  MARCOS GORDINHO
Presidente da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube, pleiteia a união dos torcedores santistas pela retomada da sede paulistana. Destaca a participação da escola de samba no centenário do clube, a ser comemorado em 2012. Louva o trabalho dos antecessores.
8 -  Presidente BRUNO COVAS
Presta homenagem, com a entrega de medalhas, a vários integrantes da Torcida Jovem. Entrega placa comemorativa ao Sr. Cosme Damião, fundador da Torcida Jovem. Saúda a memória de seus ancestrais santistas. Recorda as várias conquistas do Santos Futebol Clube, aliada à força de sua Torcida Jovem. Lembra que o time paralisou guerras e foi tido, pela Fifa, como o melhor do século XX. Enaltece a figura de vários jogadores. Recorda o milésimo gol de Pelé. Lembra a fundação do time, bem como da Torcida Jovem, surgida no bairro do Brás, que tem 60 mil associados e desenvolve trabalhos sociais, além da participação política em fatos recentes. Anuncia apresentação musical do cantor Kiko Zambiamke, com a bateria da Torcida Jovem. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp