30/11/2009 - 72a Solene

HOMENAGEM À "ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/12/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / BARROS MUNHOZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Deputado Barros Munhoz, por solicitação do Deputado Fernando Capez, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de prestar homenagem aos "60 anos da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo. Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Assume a Presidência. Diz da honra de homenagear a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e fala das lutas pela valorização da classe, que merece respeito e consideração. Elogia o Deputado Fernando Capez pelo seu trabalho que dignifica o Parlamento Paulista.
3 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência.
4 -  ROMEU TUMA
Senador, manifesta a honra de estar presente a esta sessão solene e cumprimenta as autoridades presentes e a todos. Diz do orgulho de ter servido no serviço público de São Paulo e que a Polícia Civil de São Paulo, por ser a mais antiga, serviu de exemplo para a Constituição de 1988. Lembra que pediu que constasse na Constituição, a obrigatoriedade de bacharel em Direito para Delegado de Polícia.
5 -  CONTE LOPES
1º Vice-Presidente desta Casa, cumprimenta as autoridades presentes e o Deputado Fernando Capez pela homenagem à Polícia Civil de São Paulo. Fala do trabalho que os policiais fazem e parabeniza o Deputado Fernando Capez, pelo trabalho e pela luta em defesa dos interesses da Polícia.
6 -  ALBERTO ANGERAMI
Delegado-Geral de Polícia em exercício, cumprimenta as autoridades presentes e agradece ao Deputado Fernando Capez. Diz que é preciso que se cumpra a lei e que a carreira do Delegado de Polícia nasceu para que se inserisse no contexto, a dignidade. Reportando-se às funções do Delegado de Polícia, fala sobre a introdução do inquérito policial e da investigação criminal. Diz que as associações e os sindicatos têm responsabilidade nesse trabalho, porque são órgãos de representação de classe.
7 -  ABRAHÃO JOSÉ KFOURI FILHO
Ex-Delegado-Geral, cumprimenta as autoridades presentes e diz que os 60 anos da Associação representam uma existência de luta, de vida e de criatividade. Cita ex-presidentes, e lembra a história da Associação dos Delegados de Polícia.
8 -  CARLOS EDUARDO BENITO JORGE
Delegado de Polícia e Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, rememora os 60 anos da Adpesp e lembra o início da Associação. Agradece a homenagem de iniciativa do Deputado Fernando Capez e diz que não há diferença entre o Delegado de Polícia e a Magistratura.
9 -  CARLOS ALBERTO STRACCINI
Representante do Secretário Estadual de Segurança Pública, Doutor Antônio Ferreira Pinto, cumprimenta as autoridades presentes e diz que o Estado de São Paulo tem orgulho de ter a Polícia Civil mais bem preparada do Brasil e uma das melhores do mundo.
10 -  JOSÉ GONÇALVES ROSTELLI
Desembargador, representante da Apamagis, lembra que a Polícia Judiciária necessita de maior entrosamento com o Poder Judiciário. Transmite os cumprimentos de todos os juízes e desembargadores à Polícia Judiciária.
11 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Lembra que, em 25 de outubro de 1989, vários delegados de polícia, reunidos em assembléia geral extraordinária, decidiram fundar o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, com seu estatuto social e diretoria.
12 -  JOSÉ LEAL
Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes e a todos os representantes da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Manifesta a alegria de pertencer a uma categoria profissional que cuida da segurança da população em um Estado tão importante como São Paulo. Refere-se ao adicional de localidade de exercício e diz que é preciso que seja corrigida essa injusta legislação.
13 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Informa que a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo foi fundada em 11 de novembro de 1949 com o objetivo de congregar os Delegados de Polícia na defesa dos interesses da classe. Diz que é uma das entidades mais antigas do País e é reconhecida nacional e internacionalmente, destacando que a Polícia Civil do Estado de São Paulo é a mais experiente e mais bem preparada do Brasil. Elogia a competência, o profissionalismo e a solidariedade com que a Associação encara a sua missão, lembrando que, em 30 de outubro de 1950, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo declarou a Adpesp como entidade de utilidade pública. Refere-se ao Projeto de lei nº 657, de 2009, de sua iniciativa, que institui o "Dia do Herói Policial Civil", aprovado por esta Casa mas aguarda sanção.
14 -  SÉRGIO ROQUE
Presidente da Adpesp, lembra que os 60 anos de história da Associação dos Delegados de Polícia se entrelaçaram com a própria história da Polícia Civil Paulista. Manifesta orgulho de ser presidente da Adpesp e comenta que o Delegado de Polícia do Interior é querido pela sua comunidade. Ao final de seu discurso, homenageia o Sr, Deputado Fernando Capez, com diploma de honra ao mérito e medalha comemorativa dos 60 anos da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo.
15 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Manifesta a sua emoção pela homenagem e diz que sempre apoiou a Polícia Civil de São Paulo e lutou para que estivesse cada vez mais alçada à sua posição importante. Em seguida, anunciou a entrega de diploma de honra ao mérito e da medalha comemorativa dos 60 anos da Associação do Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, às seguintes autoridades: Senador Romeu Tuma, Dr. Carlos Eduardo Benito Jorge, Dr. Alberto Angerami; e Dr. Abrahão José Kfouri Filho. Presta homenagem em nome da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ao Dr. Sérgio Roque, Presidente da Adpesp, como demonstração de gratidão e reconhecimento na defesa da sociedade civil. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp