11/12/2009 - 74a Solene

"ENTREGA DO PRÊMIO SANTO DIAS DE DIREITOS HUMANOS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/01/2010:

Resumo da Sessão
Presidência : JOSÉ AUGUSTO / JOSÉ CÂNDIDO
1 -  JOSÉ CÂNDIDO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento dos Deputados José Cândido, este na direção dos trabalhos, e José Augusto, para a "Entrega do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Presta esclarecimentos sobre a criação do Prêmio Santo Dias, dá conhecimento e elogia os indicados.
2 -  JOSÉ AUGUSTO
Assume a Presidência. Recorda os 61 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, instituída pela ONU. Destaca aspectos da biografia de Santo Dias. Elogia os indicados. Inicia a entrega de diplomas aos indicados.
3 -  ALBERTO FERREIRA
Tece considerações sobre o SOS Racismo. Solicita que o Prêmio Santo Dias seja concedido aos vários segmentos religiosos.
4 -  WILSON MOURA
Representante do Sr. José Gonzaga da Cruz, do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, agradece a homenagem ora concedida.
5 -  MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GIRARDO
Informa que tem o seu trabalho como missão. Afirma que a os direitos humanos existem desde a criação humana. Agradece a seus aliados.
6 -  MILTON BARBOSA
Recorda a concessão de título de posse a quilombo, no Rio Grande do Sul, no dia 26 de outubro. Cita suas atividades junto ao Movimento Negro Unificado. Fala de sua participação em evento, realizado em Salvador, no dia 22 de novembro, contra o extermínio da juventude negra. Denuncia que a Sra. Sonia Aparecida dos Santos sofre perseguição por parte da Prefeitura de Diadema, e está sem receber vencimentos há um ano e dois meses.
7 -  PEDRO FERREIRA
Representando o Padre Gunther Alois Zgubic, lembra a origem austríaca do homenageado. Parabeniza os indicados. Destaca o trabalho de seu representado, que integra o "Instituto Negro Padre Batista", em benefício dos favelados, e atua na Pastoral Carcerária desde 1997.
8 -  Presidente JOSÉ AUGUSTO
Cita a biografia da homenageada, Irmã Lucina, nascida em Minas Gerais há 85 anos. Atua na Obra Social São Francisco Xavier, entidade sem fins lucrativos, que assiste e dá formação moral a crianças. Atende cerca de 1.100 pessoas por mês. Ressalta a seriedade, o respeito e as conquistas da religiosa. Entrega o Prêmio Santo Dias à Irmã Lucina. Anuncia a apresentação de vídeo sobre a obra social de Irmã Lucina.
9 -  JOSÉ HELVÉCIO ARCANJO
Da Obra Social São Francisco Xavier, agradece as parcerias da entidade. Enaltece a dedicação ao próximo, a firmeza e as orientações pela Irmã Lucina.
10 -  IRMÃ LUCINA
Agradece a honraria recebida. Ressalta os princípios divinos e a luta diária que enfrenta.
11 -  Presidente JOSÉ AUGUSTO
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp