15/10/2010 - 45a Solene

COMEMORAÇÃO DO 78º ANIVERSÁRIO DO TÉRMINO DAS HOSTILIDADES DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/10/2010:

Resumo da Sessão
Presidência : OLÍMPIO GOMES
1 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento Deputado Olímpio Gomes, na direção dos trabalhos, para comemorar o "78º Aniversário do Término das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Recorda que no dia 02 de outubro de 1932, às 15 horas e 30 minutos, foram cessadas as atividades do Movimento Constitucionalista de 1932, sendo depostos seus comandantes, que apresentaram um "Documento ao Povo de São Paulo". Ressalta que a sede do Legislativo Paulista fica neste Palácio 9 de Julho. Anuncia a apresentação de esgrima pelos alunos Markus Runk e Camila Giudice, da Escola de Esgrima Abel Melian, como uma homenagem às Forças Armadas Brasileiras. Anuncia a entrega de diplomas e medalhas.
2 -  JORGE MICHALANY
Recorda fala dirigida a seu pai, quando manifestou o desejo de ser voluntário na Revolução de 1932, com 15 anos, como cabo-enfermeiro. Lembra a coleta de donativos no Ginásio "Independência". Argumenta que os imigrantes que aqui habitavam "tornaram-se paulistas". Compara a mobilização à Revolução Francesa. Enaltece a importância de São Paulo como "chama de progresso e liberdade democrática".
3 -  PEDRO PAULO PENNA TRINDADE
Destaca a importância da memória cívica e histórica da Revolução de 1932. Declama o poema "Pró São Paulo", do poeta Paulo Bonfim.
4 -  EGISTO DOMENICALI
Discorre sobre a mobilização de 1932, que visava o cumprimento da Constituição Federal. Recorda o princípio de "que o poder emana do povo". Faz retrospecto sobre a atuação de Getúlio Vargas. Lembra o papel de Pedro de Toledo como interventor de São Paulo. Trata da promulgação de nova Carta Federal como fruto do Movimento de 1932. Recorda citação bíblica sobre o rei Saul, de Israel.
5 -  MÁRIO FAUSTO RODRIGUES PINHO
Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, recordou a instituição da medalha ora outorgada. Ressalta a importância de se preservar a memória da Revolução de 1932 e a bravura de seus componentes que "defendiam com a própria vida o ideal do povo". Destaca a memória de seu pai, que repousa no Mausoléu de 1932. Fala da Cofam - Comissão de Familiares, voltada para a continuidade cívica junto aos descendentes dos veteranos.
6 -  ARY CANAVÓ
Coronel do Exército Brasileiro, discorre sobre a participação da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial contra os regimes totalitários europeus. Recorda a atuação do DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda. Lembra que no programa "Hora do Brasil" foi informada a destituição de Getúlio Vargas em 29 de outubro de 1945, fato vitorioso da Revolução de 1932.
7 -  RICARDO JACOB
Coronel da Reserva, vice-Presidente da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, elogia as personalidades presentes. Argumenta que, hoje, faltam figuras que sirvam de exemplo histórico e cívico e, por isso, "devemos voltar os olhos para o passado".
8 -  GINO STRUFFALDI
Presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, enaltece os sobreviventes da Revolução de 1932. Enseja votos para que se mantenha viva a memória do Movimento Constitucionalista. Destaca a importância do papel do Legislativo nesse particular.
9 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Convida os presentes para a distribuição do livro "Cidadão Policial", no Salão Nobre da Presidência. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp