26/11/2010 - 49a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DO PRIMADO DO BRASIL - ORGANIZAÇÃO FEDERATIVA DE UMBANDA E CANDOMBLÉ DO BRASIL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/12/2010:

Resumo da Sessão
Presidência : SIMÃO PEDRO
1 -  SIMÃO PEDRO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, por solicitação do Deputado Simão Pedro, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os 50 Anos do Primado do Brasil - Organização Federativa de Umbanda e Candomblé do Brasil. Convida os presentes para, de pé, ouvirem os Hinos Nacional Brasileiro, do Primado do Brasil, Curimba do Primado e do Tupã-Oca do Caboclo Arranca-Toco. Tece considerações sobre a Organização Federativa de Umbanda e Candomblé do Brasil. Cita que a Umbanda é uma religião que prega e pratica princípios como a cultura de paz, a fraternidade entre as pessoas e as religiões. Dá conhecimento de que o Primado reúne quase duas mil Tendas e de sua honra em homenagem à Federação pelos seus 50 anos. Discursa sobre a tolerância e o respeito às religiões de matriz africana como a são a Umbanda e o Candomblé.
2 -  MÃE MARIA IMACULADA
Sacerdote da Tenda Espírita de Umbanda Santa Rita de Cássia, tece comentários sobre a fundação do Primado do Brasil há 50 anos, pelo Senhor Félix Nascentes Pinto, hoje comandada pela Senhora Maria Aparecida. Comenta sua atuação na federação desde 1961. Faz exaltação ao pai Caboclo Arranca-Toco e ao pai Félix.
3 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Anuncia a apresentação musical.
4 -  MARIA APARECIDA NALÉSSIO
Presidente do Primado do Brasil, dá conhecimento da fundação do Superior Órgão de Umbanda (Souesp) e federações, em 1961. Recorda atuações da federação junto à sociedade e orgão púclicos ao longo dos tempos. Lembra iniciativas de antigos gestores da instituição, bem como conquista da gestão atual. Ressalta que, diferentemente de outros segmentos religiosos, o Primado comemora este cinquentenário sem uma sede própria e sem nenhum apoio governamental.
5 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Anuncia apresentação de Dança. Presta homenagem, em nome de todos, à senhora Maria Aparecida Naléssio.
6 -  REGINA DE ODÉ
Representante da Congregação Umbandista do Brasil do Rio de Janeiro, tece considerações sobre sua atuação como ialorixá do Ileaxe Ipauapé, em Madureira, Rio de Janeiro, há 32 anos. Informa de seu trabalho social, cultura, ambiental e religioso. Parabeniza o Primado do Brasil por sua defesa junto à umbanda e o candomblé. Faz relatos sobre a cultura africana e sobre o intercâmbio de cultural e religioso, promovido por ela, entre o Brasil e países africanos.
7 -  Senhor AGUIRRE
Sacerdote de Umbanda, recorda o desenvolvimento dos 50 anos do Primado. Lembra sua luta, junto aos Senhores Félix Nascentes Pinto e Durval Santos por liberdade religiosa. Comunica que o hino da umbanda foi criado para explicar a todos sobre esta religião que prega a paz e o amor. Destaca que o Primado do Brasil está proporcionando a união da umbanda e do candomblé. Comenta a força que teve o movimento nos anos 80. Ressalta a equidade de todos perante Deus.
8 -  EDSON LUDOGERO
Mestre de Cerimônias, faz agradecimentos a Oxalá, o pai de todos os orixás. Cita problemas enfrentados pela instituição e agradece o apoio do Deputado Simão Pedro.
9 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Anuncia número musical. Tece considerações sobre sua formação católica e sobre a prática do ecumenismo. Ressalta a importância do respeito à diversidade e à liberdade religiosa para a sociedade democrática. Convida personalidades para entregarem certificados a federados diversos. Lê e entrega placa comemorativa à Senhora Maria Aparecida Naléssio, Presidente do Primado Organização Federativa de Umbanda e Candomblé do Brasil.
10 -  MARIA APARECIDA NALÉSSIO
Agradece a homenagem.
11 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Dá conhecimento do Projeto de lei nº 959/09, de sua autoria, que institui o "Dia da Umbanda" em de 15 de novembro de cada ano. Informa que o citado Projeto, aprovado pela Casa, fora vetado pelo Governador Alberto Goldman. Tece considerações sobre o veto aposto pelo Governador. Comunica que protocolara projetos de lei, para conceder o título de utilidade pública a várias entidades religiosas. Anuncia apresentação musical. Faz agradecimentos gerais.
alesp