14/12/2010 - 157ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/12/2010:

Resumo da Sessão
Presidência : ROBERTO MORAIS / MAURO BRAGATO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  MAURO BRAGATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JOSÉ CÂNDIDO
Comenta participação na abertura da Semana do Meio Ambiente desta Assembleia Legislativa. Considera poucos os esforços de órgãos competentes para salvar o planeta. Critica países e empresas que não preservam a natureza. Cita tragédias ambientais ocorridas por conta do crescimento desordenado das cidades. Sugere que as autoridades reflitam, fiscalizem e elaborem leis visando a educação ambiental.
3 -  EDSON GIRIBONI
Fala da expectativa e dos desafios em torno do novo Governo do Estado. Aponta avanços da atual gestão, principalmente no que tange ao transporte público. Manifesta apoio à expansão metroviária na Capital. Comenta a obra do Rodoanel. Cita recuperação de vicinais do interior do Estado. Destaca a implantação de dezenas de Ambulatórios Médicos de Especialidades. Tece comentários sobre a redução nos índices de criminalidade no Estado.
4 -  OLÍMPIO GOMES
Comenta matérias publicadas nos jornais "O Estado de S. Paulo" e "Jornal da Tarde", sobre a escolta disponível ao ex-Governador José Serra. Critica a postura da autoridade. Questiona a lotação de policiais militares em gabinetes parlamentares.
5 -  DAVI ZAIA
Registra o acompanhamento feito pela Assembleia na compra do banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil. Cobra a ampliação da rede de agências para todos os municípios do Interior. Ressalta a importância do Banco do Brasil estar próximo da população por ser o repassador de recursos dos programas dos governos Federal e Estadual.
6 -  DONISETE BRAGA
Defende a necessidade de discussão sobre a peça orçamentária. Afirma estar pessimista sobre a questão. Incentiva os Deputados a votarem a matéria com autonomia, justiça e equilíbrio. Comenta denúncias a respeito da construção da linha 5 do Metrô. Informa que a Região do ABC dispõe de boa malha ferroviária para a instalação do sistema.
7 -  OLÍMPIO GOMES
Comenta o falecimento do coronel Hermes Bittencourt Cruz. Relembra histórico profissional do militar. Fala sobre o episódio ocorrido no Palácio dos Bandeirantes, que resultou no confronto entre policiais civis e militares.
8 -  LUIS CARLOS GONDIM
Fala da reivindicação dos funcionários da Educação e da Saúde por reajuste salarial. Comenta emendas feitas ao orçamento para contemplar a implantação de sistema de escoamento das águas pluviais. Cita cidades que sofrem com as enchentes, como Mogi das Cruzes e São Paulo. Sugere projeto para o desassoreamento anual do Rio Tietê e de seus afluentes.
9 -  JOSÉ CÂNDIDO
Comenta matérias publicadas em jornais locais sobre o alastramento do vício do crack por todo o País. Relata pesquisas que apontam expressivo aumento dos municípios com problemas relacionados ao uso da droga. Combate a falta de programas preventivos por parte de cidades paulistas. Diz que a população jovem é a mais afetada. Fala das consequências psiquiátricas para ex-usuários de drogas. Exige providências sobre o assunto por parte das autoridades.
10 -  LUIS CARLOS GONDIM
Para comunicação, parabeniza o jornal "Diário de Mogi", pelo aniversário de 54 anos. Enfatiza a importância do trabalho realizado pela empresa jornalística na região do Alto Tietê.
11 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo artigo 82, informa que o ex-Governador José Serra possui escolta constituída por 30 policiais militares. Combate a desativação do Programa Ronda Escolar na região do 22ª Batalhão da PM. Comenta a importância do serviço no combate à violência escolar. Cita as escolas que ficaram sem o programa.
12 -  LUIS CARLOS GONDIM
Solicita a suspensão dos trabalhos até as 16 horas, por acordo de lideranças.
13 -  Presidente MAURO BRAGATO
Convoca a Comissão de Finanças e Orçamento para reunião extraordinária, às 15 horas e 45 minutos de hoje. Defere o pedido e suspende a sessão às 15h35min.
14 -  ROBERTO MORAIS
Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h11min.
15 -  RODOLFO COSTA E SILVA
Pede o levantamento da sessão, com assentimento das lideranças.
16 -  Presidente ROBERTO MORAIS
Registra o pedido. Convoca duas sessões extraordinárias, a serem realizadas hoje, com dez minutos de intervalo entre ambas. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 15/12, à hora regimental, com ordem do dia. Lembra-os da sessão extraordinária a realizar-se hoje, com início às 19 horas. Levanta a sessão.
alesp