08/05/2000 - 63ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/07/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : ALBERTO CALVO / NEWTON BRANDÃO / EDNA MACEDO
1 -  ALBERTO CALVO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  MILTON FLÁVIO
Agradece homenagem que recebeu em Araçatuba. Elogia iniciativa da TV Assembléia de realizar série de entrevistas com pré-candidatos a Prefeito.
3 -  CONTE LOPES
Discorre sobre casos de violência ocorridos na Capital. Lamenta morte de policial e reclama da falta de equipamentos da Polícia.
4 -  EDNA MACEDO
Assume a Presidência.
5 -  ANTONIO SALIM CURIATI
Considera que não há a necessária harmonia entre os 3 poderes, por ser o Executivo quem detém o dinheiro. Apela para que o Legislativo seja independente. Lê homenagem que o jornalista Júlio Neto recebeu nos Estados Unidos.
6 -  Presidente EDNA MACEDO
Anuncia a visita de alunos e professores da Escola Professor João Dias da Silveira, da Capital.
7 -  CICERO DE FREITAS
Apela para que os sorteios de televisão tipo 'Disque 0900' sejam eliminados por enganarem a população.
8 -  NIVALDO SANTANA
Refere-se a votação, próximo dia 10, no Congresso Nacional, do valor do salário mínimo. Protesta contra a aprovação do salário mínimo regional.
9 -  JILMAR TATTO
Parabeniza o Governo Covas pela inauguração de 2 linhas de trem na Capital. Anuncia a realização, dia 15/05, de seminário para debater alternativas energéticas. Lê a programação do evento.
10 -  ALBERTO CALVO
Tece comentários sobre reportagem intitulada 'PM revoltado põe fogo na Companhia'. Narra fatos violentos ocorridos na Capital. Posiciona-se favorável a redução da idade para responsabilidade penal.
11 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  MILTON FLÁVIO
Comunica a realização de seminário, nesta Casa, que discutirá os aspectos ético-legais da utilização de cadáveres no ensino e pesquisa da anatomia humana.
13 -  JILMAR TATTO
Relata sobre o 13º Encontro Municipal do PT, que homologou a candidatura de Marta Suplicy à Prefeitura da Capital. Discorre sobre o programa de governo da candidata (aparteado pelo Deputado Henrique Pacheco).
14 -  MILTON FLÁVIO
Retifica a data da realização do seminário para o dia 11/05, quinta-feira, no auditório Teotônio Vilela. Aponta erros do Presidente da CPI da Educação, Cesar Callegari, ao avaliar dados sobre a destinação dos 30% constitucionais de verbas à Educação. Diz que a candidatura de Marta Suplicy não reflete os princípios do PT.
15 -  WADIH HELÚ
Recorda sua denúncia sobre o comportamento do Governador no tocante à intervenção no Banespa (aparteado pelo Deputado Henrique Pacheco).
16 -  JOSÉ ZICO PRADO
Afirma que não merecem resposta os comentários do Deputado Milton Flávio sobre a ex-Deputada Federal Marta Suplicy (aparteado pelo Deputado Wadih Helú).
17 -  HENRIQUE PACHECO
Pelo art. 82,defende a candidatura de Marta Suplicy, falando de sua história, luta e defesa das minorias.
18 -  MILTON FLÁVIO
Pelo art. 82, retoma o assunto dos candidatos à Prefeitura de São Paulo, fazendo paralelo entre Marta Suplicy e Luiza Erundina.
19 -  PAULO TEIXEIRA
Para reclamação, responde ao Deputado Milton Flávio sobre sua análise do PT. Lê artigo do Senador Suplicy.
20 -  WADIH HELÚ
Pelo art. 82, comenta a ação de Mário Covas e Fernando Henrique na questão do Movimento dos Sem Terra. Lê artigo do 'Estado de S. Paulo' de ontem: 'Sai barato ser radical'.
21 -  ROSMARY CORRÊA
Pelo art. 82, comenta a situação por que passam o Estado e o País, quanto à violência e a 'delação'.
22 -  CONTE LOPES
Para uma reclamação, secunda o pronunciamento da Deputada Rosmary Corrêa quanto ao fato de se observarem muitos discursos e, na prática, não se ver nada de concreto para melhorar a violência.
23 -  PEDRO MORI
Analisa a responsabilidade dos deputados na eleições municipais. Fala sobre o aumento salarial dos funcionários públicos.

ORDEM DO DIA
24 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Anuncia a existência de inúmeros requerimentos de alteração da Ordem do Dia e observa não existir quorum para deliberá-los. Declara inalterada a disposição da Ordem do Dia. Anuncia e põe em discussão o PLC 1/2000.
25 -  JILMAR TATTO
Havendo acordo entre as lideranças em plenário, solicita a suspensão da sessão por 5 minutos.
26 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido e suspende a sessão às 17h11min, reabrindo-a às 17h12min.
27 -  MILTON FLÁVIO
Havendo acordo entre as lideranças em plenário, solicita o levantamento da sessão.
28 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 09/05, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp