06/05/2011 - 36ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/05/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Informa reunião ocorrida no dia de ontem com os responsáveis pelo Dnit e Dersa a respeito do traçado do trecho Norte do Rodoanel. Menciona as autoridades presentes na ocasião. Lamenta a desapropriação das famílias afetadas pela obra. Defende que as famílias tenham sua nova moradia garantida antes do início das construções. Solicita que os recursos da obra sejam liberados após a compensação ambiental e social aos municípios.
3 -  SIMÃO PEDRO
Comenta decisão do Conselho Nacional de Educação a respeito de mudanças no ensino médio público. Explica a nova organização do ensino a fim de torná-lo mais atraente para os jovens. Considera que esta medida tornará os jovens melhor preparados para o mercado de trabalho. Parabenizou o Ministro Fernando Haddad pela iniciativa.
4 -  OLÍMPIO GOMES
Considera demagógica a campanha pelo desarmamento que se inicia no dia de hoje. Menciona que os criminosos não deverão entregar suas armas. Critica o esquema de contrabando que permite a entrada de armas ilegais no País.
5 -  DONISETE BRAGA
Solicita amplo debate em relação ao orçamento no Estado de S. Paulo. Comenta matéria do jornal "O Estado de S. Paulo" sobre a presença de aluna armada em colégio na Vila Mariana. Enaltece o profissional da educação. Lamenta a violência no cotidiano das escolas. Informa o recebimento de carta manuscrita de professora da rede estadual de ensino reivindicando melhorias na educação.
6 -  CELINO CARDOSO
Informa sua presença em evento pela paz, no bairro Parada de Taipas, e em festa em comemoração ao Dia das Mães, em escola no bairro de Santana. Reflete sobre a importância da participação da comunidade para o bom funcionamento das escolas públicas. Considera que o Governo Estadual tem investido na Educação. Homenageia as mães brasileiras.
7 -  DONISETE BRAGA
Homenageia a ex-Deputada Bia Pardi, que assessora a bancada do PT. Concorda com o Deputado Celino Cardoso a respeito da participação da comunidade nas escolas. Lamenta, no entanto, o modelo de investimento na gestão do ensino público. Usa como exemplos os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Distrito Federal em relação à gestão orçamentária. Defende maior estímulo e motivação aos professores. Considera a educação pública um tema a ser discutido de forma suprapartidária.
8 -  OLÍMPIO GOMES
Reflete sobre a maior rigidez na legislação brasileira em relação à criminalização do porte de armas de fogo. Lembra o plebiscito ocorrido no País acerca do desarmamento. Considera que a campanha nacional pelo desarmamento será ineficaz, pois apenas os cidadãos pacíficos deverão ceder suas armas.
9 -  CELINO CARDOSO
Reflete sobre os municípios da Região Metropolitana Norte da Grande São Paulo. Comenta que, através de investimentos do Governo do Estado de São Paulo, estas cidades vêm se modernizando. Informa a inauguração de hospital na cidade de Franco da Rocha e de obras em toda a região. Agradece ao Governador Geraldo Alckmin pelas melhorias na região.
10 -  DONISETE BRAGA
Considera a inflação e as altas das taxas de juros como desafios à política econômica do Brasil. Defende o combate à miséria para o total desenvolvimento do País. Apresenta extrato bancário de servidora desta Casa com alta cobrança de juros.
11 -  DONISETE BRAGA
Requer o levantamento da sessão, com assentimento das Lideranças.
12 -  Presidente JOOJI HATO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 08/05, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão solene, dia 08/05, às 10 horas, pelo "Dia de Prevenção ao Câncer de Mama". Levanta a sessão.
alesp