16/05/2011 - 11a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO POLICIAL FEMININO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/05/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia do Policial Feminino. Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino da Polícia Militar do Estado de São Paulo" e o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, combate a distinção de gênero em atividades profissionais. Faz menção ao PLC 34/11, que pretende unificar os quadros feminino e masculino na Polícia Militar. Pede cautela na adoção da medida. Dá conhecimento de Estados em que a aposentadoria do policial feminino ocorre após 25 anos de serviços prestados. Informa que o Deputado Fernando Capez, por meio da PEC 03/09, pretende estender tal direito aos policiais femininos do Estado de São Paulo. Solicita que a lei, de sua autoria, que renomeia unidade da Polícia Militar, em homenagem à Coronel Hilda Macedo, entre em vigor.
3 -  ITAMAR BORGES
Deputado estadual, destaca a atuação do Deputado Fernando Capez, em especial a propositura da PEC 03/09. Recorda políticas públicas realizadas, quando prefeito de Santa Fé do Sul, em prol da Polícia Militar da região. Cumprimenta os presentes. Ressalta o trabalho realizado pela força policial do Estado de São Saulo.
4 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Faz leitura da síntese histórica do policial feminino. Presta homenagem, com entrega de placa, ao Cabo Wilson de Oliveira.
5 -  WILSON DE OLIVEIRA
Presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, recorda seu mandato como Deputado Estadual neste Legislativo. Comenta período em que foi aluno de Direito do Deputado Fernando Capez. Faz menção a conflitos com ex-Secretário da Segurança Pública. Demonstra orgulho pela autoria da lei que institui o Dia do Policial Militar Feminino. Afirma que o Governador declarou ser favorável à PEC 03/09, cuja aprovação não deve tardar.
6 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem a seis pessoas. Anuncia a apresentação do filme "Mulher Policial". Presta homenagem, com entrega de placa, ao Comandante Geral da PM, Coronel Álvaro Batista Camilo.
7 -  ÁLVARO BATISTA CAMILO
Comandante Geral da PM, parabeniza a equipe que comanda. Destaca redução na taxa de homicídios do Estado de São Paulo nos últimos dois anos. Afirma que o projeto que trata da unificação de cargos da PM irá melhorar o fluxo de carreira para todos os policiais militares, femininos ou masculinos. Demonstra-se favorável à PEC 03/09. Informa que, a partir de amanhã, o Comando de Policiamento da Área Metropolitano nº 3 já deve adotar o nome da Coronel Hilda Macedo.
8 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Recorda o papel desempenhado pela Polícia Militar no Estado Brasileiro, desde a época do Império. Destaca o trabalho da PM no combate aos ataques do PCC, no ano de 2006. Fala da necessidade de aprovação da PEC 03/09, que permitirá a aposentadoria de policiais militares femininos após 25 anos de serviço. Afirma que o projeto está em consonância com o principio da simetria constitucional, na iminência de ser aprovado. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp