13/05/2011 - 10a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO ISLAMISMO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/05/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : SIMÃO PEDRO
1 -  SIMÃO PEDRO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento do Deputado Simão Pedro, na direção dos trabalhos, pelo "Dia do Islamismo". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  PROTÓGENES QUEIROZ
Deputado Federal, cumprimenta a ex-Deputada Haifa Madi, autora do projeto de lei que resultou na criação do Dia do Islamismo. Saúda as autoridades presentes. Tece comentários sobre o significado da data. Defende a fraternidade entre os povos. Dá conhecimento de projeto federal que cria o Dia do Povo Muçulmano. Comunica audiências públicas em São Paulo e em Brasília para deliberar assuntos da cultura islâmica. Faz agradecimentos gerais.
3 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Lê mensagens alusivas ao evento, encaminhadas por autoridades. Comunica que esta sessão solene seria transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Anuncia a recitação do Alcorão Sagrado e a leitura da Surata Al-Fatiha, em homenagem ao falecido juiz, Xeique Faisal Almawlawi, ouvidas de pé pelos presentes.
4 -  MOHAMMAD ALBUKAI
Sheik, recita o Alcorão Sagrado e faz a leitura da Surata Al-Fatiha.
5 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Anuncia a apresentação de cantos islâmicos, por crianças da Sociedade Muçulmana de São Bernardo do Campo. Agradece as crianças e as professoras pela apresentação.
6 -  HAIFA MADI
Ex-Deputada Estadual, faz pronunciamento como autora da lei instituindo o dia 12 de maio como o "Dia do Islamismo". Agradece ao Deputado Simão Pedro pela atenção dada à comunidade islâmica. Cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta a alegria em voltar à tribuna para comemorar a data. Fala da apresentação infantil, enfatizando a simplicidade do grupo. Comenta o objetivo da lei. Relata a história do Islamismo.
7 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Agradece a ex-Deputada Haifa Madi pela iniciativa na criação da lei.
8 -  RUI MELATTI
Padre, representando o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, saúda os presentes. Fala da importância da data. Destaca a amizade entre cristãos e islâmicos. Retransmite saudações fraternas de Dom Odilo aos homenageados. Discorre sobre a relação da Igreja Católica com as demais religiões. Cita semelhanças de crenças entre as duas comunidades. Lamenta a discriminação racial e religiosa, além da injustiça e da violência. Convida à reconciliação e vida pacífica. Sugere o respeito às diferenças, com base na aceitação mútua. Deseja saúde, paz e vida longa a todos.
9 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Anuncia a apresentação de cantos islâmicos pelo Coral dos Jovens Islâmicos e a exibição de vídeo da União Nacional Islâmica.
10 -  VERÔNICA HANNES DE LIMA
Representando a mulher muçulmana no Brasil, saúda os presentes com as bênçãos de Deus. Reflete sobre a situação dos muçulmanos. Afirma que há perseguição da mídia sobre as mulheres islâmicas. Enfatiza a espontaneidade com que elas usam as roupas e obedecem aos costumes. Descreve os males da humanidade, atribuídos à desobediência a Deus. Combate os padrões de moda estabelecidos. Ressalta a felicidade e a força da mulher muçulmana. Repudia a atitude dos EUA pelo assassinato de Osama Bin Laden. Indigna-se com a falta de direito de defesa do chefe da Al Qaeda, além da ausência de provas concretas contra ele. Relembra Fidel Castro. Defende o Estado de Direito. Nega o ritual islâmico de jogar o corpo ao mar e atribuiu aos EUA o crime de ocultação de cadáver. Critica a imprensa brasileira por divulgar os fatos sob a ótica dos norte-americanos. Fala da divulgação silenciosa da religião islâmica por meio do uso do lenço, pelas mulheres.
11 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Anuncia a apresentação de Cantos Islâmicos pelo Coral dos Jovens Islâmicos.
12 -  JIHAD HAMMADEH
Xeique, representando o Presidente do Conselho dos Teólogos do Brasil, Xeique Khaled Taky El Din, aconselha os fiéis a serem seguidores dos profetas. Agradece ao Deputado Federal Protógenes Queiroz pela defesa do povo muçulmano. Destaca projeto de lei, de autoria deste Parlamentar, que instituirá o Dia do Povo Muçulmano no País. Lamenta a morte de Xeique precursor do islamismo na França. Enfatiza que o Dia do Islamismo comemora-se diariamente. Relembra a chegada de membros da religião ao Brasil. Discorre sobre a história dos islâmicos.
13 -  JAMAL EL BACHA
Presidente da União Islâmica, faz agradecimentos gerais, especialmente ao Presidente deste Parlamento, Deputado Barros Munhoz. Discorre sobre a importância da data. Comenta o crescimento da religião no Brasil. Repudia a associação feita pela mídia entre Islamismo e terrorismo. Condena o racismo e o preconceito da sociedade, ao comparar crimes cometidos por cidadãos muçulmanos à religião islâmica. Faz a entrega de placas, homenageando autoridades.
14 -  OMAR ASSAF
Ex-Presidente da Abras - Associação de Supermercados do Brasil, e ex-Presidente da Comunidade Islâmica de Santos, declara sentir-se duplamente honrado, pela homenagem e por representar os colegas. Enaltece a ex-Deputada Haifa Madi pela autoria da lei que prestigia a comunidade. Exalta o discurso do Padre Rui Melatti. Fala de seu trabalho à frente de entidade islâmica. Comenta sua atuação no setor de supermercados. Narra fatos da economia brasileira. Enfatiza a responsabilidade em representar a comunidade islâmica na sociedade.
15 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp