05/08/2011 - 78ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/08/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / CARLOS GIANNAZI / OLÍMPIO GOMES

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  OLÍMPIO GOMES
Tece comentários sobre a pouca participação de Deputados nos trabalhos de Plenário. Critica a demora do Parlamento na apreciação de projetos. Repudia atitude do Governo do Estado, que ainda não encaminhou à Assembleia, propositura para reajustar o salário da Polícia Militar.
3 -  CARLOS GIANNAZI
Manifesta sua aprovação à liminar que suspendeu a lei municipal que concede a venda do "quarteirão da cultura" do Itaim Bibi. Explica que essa decisão ocorreu devido a uma ação de tombamento do espaço que encontra-se em trâmite. Diz que o Prefeito Gilberto Kassab pretende realizar a negociação com o intuito de atender ao interesse das grandes empreiteiras. Informa que solicitou ao Ministério Público Estadual inquérito público civil para fiscalizar o processo. Faz menção às unidades públicas que estão instaladas no terreno a fim de enaltecer a sua importância para os moradores locais.
4 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência.
5 -  JOOJI HATO
Discursa a respeito de sua visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado na zona leste de São Paulo, que comemora 50 anos. Destaca a importância da unidade para a região. Parabeniza a irmã Maria Tereza Lorenzoni por seu aniversário. Lembra dificuldades enfrentadas pela irmã Maria Tereza e pela fundadora, Giuseppina Raineri. Responsabiliza a violência, a falta de aplicação das leis e o consumo de bebidas alcoólicas e drogas pela superlotação dos hospitais.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência.
7 -  OLÍMPIO GOMES
Concorda com a fala do Deputado Jooji Hato referente à questão da violência no Estado e a imprescindibilidade do combate às drogas. Relata fato ocorrido, ontem, em que o 18º batalhão da zona norte enfrentou 15 criminosos que tentavam roubar caixas eletrônicos. Chama a atenção para a quantidade de bandidos que participaram da ação, para organização do bando e seu armamento. Pede por medidas que possam melhorar a segurança em São Paulo.
8 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
9 -  CARLOS GIANNAZI
Critica o Governo por não atender às reivindicações dos servidores públicos. Cita projetos de reajuste salarial que ainda não deram entrada neste Legislativo. Considera baixos os valores de reajustes propostos pelo Executivo. Repudia a gestão do PSDB. Fala acerca do parecer do Ministro Marco Aurélio Mello que condena o Estado de São Paulo a pagar, de forma retroativa, todos os reajustes não feitos desde 1997.
10 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência.
11 -  JOOJI HATO
Fala sobre pesquisa realizada pelo Hospital A.C. Camargo que revela que, mesmo após tratamento de câncer os pacientes não largam o vício que gerou a doença como bebidas alcoólicas, cigarro e drogas. Registra que essa clínica pretende criar um centro de apoio para os pacientes que sofrem com esse problema. Comunica que deverá ocorrer, dia 07/08 plantão médico no bairro do Pari, para orientar a população local sobre os riscos do uso de drogas, tabaco e do consumo de bebidas alcoólicas. Destaca a importância do combate às drogas. Menciona medidas que podem diminuir o problema como a criação de leis de tolerância zero.
12 -  CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência.
13 -  OLÍMPIO GOMES
Compara a redução do número de homicídios com o aumento de latrocínios. Explica a diferença entre esse dois tipos de crimes e suas motivações. Saúda os coronéis presentes.
14 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
15 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo artigo 82, apresenta documento de servidores da região do Vale do Paraíba a respeito do Iamspe. Destaca a precariedade e o abandono do Instituto, em especial aos servidores do interior paulista e Baixada Santista. Lamenta o descaso do Governo em relação à saúde do servidor público. Critica a porcentagem de leitos em hospitais públicos destinada a usuários de convênios particulares. Defende a descentralização no atendimento do Iamspe.
16 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
17 -  Presidente JOOJI HATO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 08/08, à hora regimental, sem ordem do dia. Lembra-os da realização das sessões solenes hoje, às 20 horas para "Homenagem ao Metodista Wesleyano"; e, dia 08/08, às 10 horas, com o intuito de celebrar "O Dia do Estudante". Levanta a sessão.
alesp