08/08/2011 - 29a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO ESTUDANTE"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/08/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : JOÃO PAULO RILLO
1 -  JOÃO PAULO RILLO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado João Paulo Rillo, ora à Presidência, para comemorar "O Dia do Estudante". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Tece comentários a respeito da importância da data e lembra seu histórico no movimento estudantil.
2 -  ALFREDINHO
Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, saúda os presentes. Destaca a importância do movimento estudantil nas conquistas democráticas do País. Defende as lutas pelo Passe-Livre e pela universidade pública de qualidade.
3 -  MICHELE BRESSAN
Secretária Geral da UNE - União Nacional dos Estudantes, cumprimenta os presentes. Anuncia mobilizações que deverão ocorrer em razão do Dia do Estudante. Reivindica mais verbas para a educação. Comemora a aprovação de lei que garante aos estudantes meia-entrada em diversos eventos. Defende a educação pública de qualidade e a diminuição da taxa de juros da dívida nacional.
4 -  ALENCAR SANTANA
Deputado Estadual, saúda os presentes. Defende a valorização do trabalho dos professores. Pede melhores equipamentos nas salas de aula e mais segurança nas escolas públicas. Lembra seu histórico no movimento estudantil. Destaca a relevância da luta dos jovens para a política nacional.
5 -  ANA LETÍCIA OLIVEIRA
Vice-presidente da Ubes - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, cita os movimentos estudantis que lutaram pela democratização do País. Defende a educação pública de qualidade e o acesso à cultura, ao esporte e ao lazer para os jovens. Anuncia o início de semana de lutas pela qualidade de ensino e contra os juros abusivos da dívida pública. Convoca os estudantes para saírem às ruas em nome da Educação.
6 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, elogia a presença dos estudantes nesta Casa. Defende as mobilizações estudantis em favor do ensino público. Lembra momentos da história do movimento estudantil em busca de redemocratização do país. Parabeniza aos presentes e estimula sua luta.
7 -  ANDERSON DA SILVA
Presidente da UEE, comemora a aprovação de lei amplia a meia-entrada dos jovens em eventos culturais. Condena o uso do orçamento da União para o pagamento de juros da dívida pública. Defende que as verbas provenientes do "Programa Pré-Sal" sejam destinadas à Saúde e à Educação. Anuncia movimentação dos estudantes em prol da educação de qualidade, que deverá ocorrer no dia 11/08.
8 -  LIDIA CORREA
Ex-Vereadora, destaca a importância da participação da juventude em movimentos políticos. Enaltece a Umes. Enfatiza o papel dos estudantes nas conquistas democráticas do Brasil. Critica os monopólios financeiros e a alta incidência de juros na amortização da dívida pública nacional. Pede por maiores investimentos para a Educação. Defende que as verbas do pré-sal sejam destinadas à Educação pública.
9 -  RUI FALCÃO
Deputado Estadual, saúda os presentes. Incentiva a participação das mulheres e dos jovens na política. Cita protestos estudantis em outros países. Defende o aumento do período de escolaridade para os jovens de baixa renda, para que não seja necessário o ingresso prematuro no mercado de trabalho.
10 -  VICENTE CÂNDIDO
Deputado Federal, cumprimenta os presentes. Elogia o Deputado João Paulo Rillo pela iniciativa desta sessão solene. Cita as conquistas deste Deputado no movimento estudantil. Elogia a reivindicação dos estudantes, contrária ao pagamento de juros altos da dívida pública. Defende o investimento de 7% do PIB na Educação. Sugere um modelo de escola pública em que tenha espaço a cultura, o esporte e o lazer.
11 -  PRISCILA CASALE
Presidente da Umes - União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas, cumprimenta as autoridades e entidades presentes. Comemora a aprovação de lei estadual que amplia o acesso à meia-entrada para os estudantes, de autoria do Deputado João Paulo Rillo. Defende a unificação do movimento estudantil pelo aumento dos investimentos na Educação. Realiza retrospectiva dos Governos Lula e Dilma Rousseff. Reivindica o fim da política de altos juros da dívida pública e pede que as sobras orçamentárias sejam destinadas à Educação. Convida a todos para manifestação que deverá ocorrer 11 de agosto na Avenida Paulista em defesa da qualidade da Educação Pública. Agradece a homenagem ocorrida nesta sessão solene.
12 -  Presidente JOÃO PAULO RILLO
Defende a luta estudantil e a participação dos jovens na política nacional. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp