15/08/2011 - 84ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/08/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : OLÍMPIO GOMES / JOOJI HATO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  OLÍMPIO GOMES
Tece críticas ao Governador Geraldo Alckmin, que ainda não encaminhou a esta Casa projetos que versam sobre a correção salarial e o plano de carreira dos policiais. Acrescenta que a insistência no tema tem por objetivo prestar esclarecimentos à categoria. Lamenta a possibilidade da PEC 300 ser rejeitada no Congresso. Rebate argumentos da Presidente Dilma Rousseff sobre o assunto. Discorre acerca de matéria jornalística que aponta o PT como único partido que se opõe à matéria.
3 -  Presidente JOOJI HATO
Cancela, a pedido do Deputado Simão Pedro, a sessão solene prevista para o dia 29/08, às 10 horas, para homenagear os "50 anos do Hospital Santa Marcelina de Itaquera".
4 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência.
5 -  JOOJI HATO
Reivindica ao Executivo, bem como ao Governo Federal, que invistam recursos nas santas casas. Cita dados referentes ao custo operacional dessas instituições hospitalares. Defende o combate à violência, como forma de reduzir o número de vítimas de homicídios. Lembra o assalto a turistas alemães e a repercussão negativa do fato em jornais do Exterior. Repudia o assassinato de juíza, na semana passada, no Rio de Janeiro.
6 -  ORLANDO MORANDO
Traz informações sobre o transporte coletivo do Grande ABC. Ressalta o limite da capacidade de passageiros do Metrô da Capital o que, a seu ver, representa qualidade na prestação do serviço. Destaca visita do Governador Geraldo Alckmin a Santo André. Elogia o anúncio, feito pela autoridade, de obra metroviária na ordem de 4,2 bilhões, que vai ligar a Região do ABC à estação Tamanduateí, na Vila Prudente. Comenta o empréstimo, autorizado por este Parlamento, de cerca de 93,3 bilhões de reais. Informa que parte deste montante será destinada à implantação do modelo Veículo Leve Sobre Trilho para o ABC Paulista. Parabeniza o Governador e os secretários de Estado pela iniciativa.
7 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
8 -  ADRIANO DIOGO
Rebate pronunciamento do Deputado Orlando Morando. Critica o modelo de monotrilho, anunciado pelo Governo do Estado. Repudia a ação de membro da Força Sindical, que seria o mandante de invasão à sede do Sindicato dos Gráficos. Mostra imagens de integrantes do Ministério do Turismo, supostamente envolvidos em corrupção. Combate as fotos divulgadas pela internet, em que 38 acusados são algemados e aparecem seminus.
9 -  OLÍMPIO GOMES
Lê e comenta assunto abordado pelo site R7, da Rede Record, cujo título é "dois meses após anúncio do Governo, PM ainda não registra boletins de ocorrência em SP". Acrescenta que a proposta inicial do projeto, de melhorar o atendimento à população, não está funcionando em nenhuma das unidades de polícia. Explica que a medida previa que, a partir de 31 de maio, o registro seria feito, também, em todas as bases da Polícia Militar. Critica a Secretaria de Segurança Pública pela inoperabilidade do sistema.
10 -  ADRIANO DIOGO
Tece comentários sobre a declaração da Presidente Dilma Rousseff, que considerou inaceitável a exposição dos membros do Ministério do Turismo, na rede mundial de computadores. Considera inadmissível que tal fato ainda ocorra em plena democracia. Exige explicações e a punição dos envolvidos no caso.
11 -  ORLANDO MORANDO
Esclarece questões levantadas pelo Deputado Adriano Diogo. Demonstra confiança numa melhor prestação de serviço à população por parte da Sabesp. Tece críticas à gestão petista, em nível federal, no que tange à falta de investimentos em aeroportos. Comenta o projeto metroviário a ser implantado na Região do Grande ABC, considerado bom e ágil.
12 -  ALENCAR SANTANA
Manifesta-se sobre o debate de transporte de massa, especificamente sobre o trem. Comunica que esteve no lançamento das obras do terceiro terminal, no Aeroporto de Guarulhos. Avalia que o investimento vai dobrar a capacidade do aeroporto. Rebate discurso do Deputado Orlando Morando. Relembra propostas feitas pelo Governador Geraldo Alckmin durante campanha, que não foram concluídas. Cita problemas enfrentados pela população de Guarulhos, pela falta de metrô até a Capital. Diz que a implantação do trem não resolverá a demanda de passageiros do aeroporto, nem da população de Guarulhos. Sugere ao Governador que faça a ligação dos municípios via metrô.
13 -  ADRIANO DIOGO
Pelo art. 82, rebate o pronunciamento do Deputado Orlando Morando. Compara o PSDB ao tea party americano, partido conservador de extrema direita. Cita matéria do jornal "Valor Econômico", a respeito de reformulações do PSDB. Considera que o monotrilho é um meio de transporte inferior ao Metrô e que, enquanto este atende aos bairros nobres de São Paulo, a periferia deverá ser atendida por aquele. Destaca a falta de candidatos do PSDB para concorrer à Prefeitura do município no próximo ano. Pede explicações sobre ações do partido.
14 -  ADRIANO DIOGO
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
15 -  Presidente JOOJI HATO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 16/08, à hora regimental, com ordem do dia. Lembra-os da realização de sessão solene, hoje, às 20 horas, para comemorar "O Dia da Comunidade Alemã". Levanta a sessão.
alesp