Versão para Impressão

CPI Operadoras de Seguro - 16ª Legislatura


19/03/2009 - REUNIÃO DE PAUTA E OITIVA DOS REPRESENTANTES DAS OPERADORAS DE SEGUROS: UNIBANCO AIG SEGUROS S/A; BRADESCO/RE CIA DE SEGUROS E MARÍTIMA SEGUROS SEGUROS



COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO





ATA DA SÉTIMA REUNIÃO DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO CONSTITUIDA PELO ATO Nº 62/2008 (REQUERIMENTO Nº 372 DE 2007), COM A FINALIDADE DE INVESTIGAR E APURAR PRÁTICAS IRREGULARES DAS OPERADORAS DE SEGURO.





Aos dezenove dias do mês de março de dois mil e nove, às onze horas, no Plenário Tiradentes, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, realizou-se a sétima Reunião deste Órgão Técnico, convocada e presidida pelo Senhor Deputado Said Mourad. Presentes os Senhores Deputados: Fernando Capez e Edson Giriboni (efetivos). Também presentes os Senhores Deputados Davi Zaia e Cássio Navarro, na qualidade de substitutos eventuais indicados por suas lideranças partidárias. Ausentes os Senhores Deputados: Roberto Morais, Enio Tatto, Milton Leite Filho e Waldir Agnello. Havendo número regimental, o Senhor Presidente iniciou a reunião agradecendo as presenças dos Senhores Deputados e solicitou à secretária a leitura da ata da reunião anterior, que foi dispensada a pedido e considerada aprovada. Pela ordem, o Senhor Deputado Fernando Capez informou que apresentará requerimento solicitando informação ao CREA sobre o devido registro do IAPA naquele órgão. Também vai requerer que a CPI oficie o Ministério Público a fim de solicitar informações sobre o processo em que o IAPA foi investigado. Atendendo a pauta proposta o Senhor Presidente colocou em discussão o requerimento protocolado: 1- De autoria da Marítima Seguros, que requer a que o Senhor Cláudio Carvalheiro, que compartilha a administração do Departamento de Seguros com o Senhor Irineu Barudi seja também ouvido nesta data. Aprovado. Prosseguindo, o Senhor Presidente convidou o Ginez Carrasco, gerente de Sinistros de Autos da Unibanco AIG Seguros S/A, para tomar assento à mesa e apresentar sua qualificação e prestar o juramento de nada omitir sobre o que for de seu conhecimento a respeito do objeto desta CPI. Em seguida foi convidado o Senhor Tyrone Guimarães, representante da Bradesco/Re Cia de Seguros, para tomar assento à mesa e apresentar sua qualificação e prestar o juramento. O mesmo procedimento ocorreu com os Senhores Irineu Barudi e Cláudio Carvalheiro, ambos Superintendentes do Departamento de Sinistros da Marítima Seguros. As oitivas ocorreram sequencialmente, sendo que lhes foi permitida a presença dos advogados das empresas. Cada depoente fez sua apresentação inicial discorrendo sobre sua formação profissional e suas atividades nas respectivas empresas. Após cada apresentação os depoentes responderam questões apresentadas pelos Deputados Said Mourad, Fernando Capez e Waldir Agnello, os quais apresentaram questões que abordaram o atendimento aos segurados por ocasião de sinistros; vistorias; avaliação e orçamentos; imposição de utilização de peças alternativas; fornecimentos de peças e custo médio da mão de obra e laudos técnicos, entre outros. O Senhor Presidente agradeceu a presença dos Deputados e dos convidados e nada mais havendo a tratar foram encerrados os trabalhos que foram gravados pelo Serviço de Audiofonia, e que, após transcrição, farão parte desta ata que eu, Deise Fischetti Delgatto, Agente Técnico Legislativo, lavrei e assino após sua Excelência.

Aprovada em 2 / 03 / 2009







Deputado Said Mourad

Presidente







Deise Fischetti Delgatto

Secretária

alesp