Instituto do Legislativo Paulista
Cursos e Eventos

Palestra:   CICLO DE PALESTRAS: FUNDAMENTOS DO MARKETING POLÍTICO ELEITORAL - CONSTRUÇÃO DE IMAGEM, REPUTAÇÃO E NARRATIVA NO MARKETING POLÍTICO. PALESTRANTE: DARLAN CAMPOS


  • Descrição: Esta é a quarta de um ciclo de 13 palestras que irão acontecer nos próximos 3 meses e que estão divididas em 4 eixos: estratégia, comunicação, plataforma e mobilização. O sucesso de um político, na sociedade contemporânea depende diretamente da visibilidade pública e repercussão positiva de sua imagem no cenário público.
  • Objetivo:Na prática do marketing político, toda e qualquer mensagem precisa ser meticulosamente planejada, isso se estende também ao discurso desde as palavras utilizadas, como a tonalidade destas, a gesticulação e expressão facial do candidato. Compreender a importância da construção da imagem, reputação e narrativa dentro de uma estratégia de marketing político. A imagem-marca constitui referência identitária na política numa sociedade marcada pela era da imagem e de uma prática política que se realiza nos padrões de comunicação configurados pela linguagem midiática. A construção da imagem de homens públicos requer a organização de estratégias comunicativas capazes não só de administrar, gerenciar e controlar mensagens, mas,sobretudo, de estabelecer relações entre os políticos e os diferentes públicos responsáveis pela formação da opinião pública. Para o político do século XXI é fundamental ter a atenção redobrada na criação e consolidação da sua imagem, reputação e da narrativa que une ambos.

    1) Identificar os conceitos de imagem, reputação e narrativa, sob a ótica do marketing político;
    2) Reconhecer a diferença entre imagem, reputação e narrativa;
    3) Identificar os elementos discursivos da narrativa;
    4) Investigar boas e más práticas de construção de imagem, reputação e narrativa;
    5) Despertar a necessidade da criação de métricas para avaliação de imagem e reputação.
  • Cronograma:
    1) Conceituação: Imagem / Reputação / Narrativa;
    2) Imagem x Reputação;
    3) Importância da Construção da Imagem e Reputação;
    4) Imagens Consagradas: Pai, Herói, Homem Simples, Líder Charme;
    5) Construção da imagem no Legislativo x Construção da Imagem no Executivo;
    6) Estratégias de construção narrativa para Legislativo e Executivo;
    7) Boas e más práticas em Imagem, Narrativa e Reputação;
    8) O papel da construção da Imagem, Narrativa e Reputação no Marketing Político do século XXI.
  • Público-alvo: funcionários da casa e público em geral
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 11/10/2019 a 11/10/2019
  • Horário: 15h00 às 18h00
  • Total de vagas: 57
  • Período de inscrição: 17/09/2019 a 10/10/2019
  • Locais de Realização:
    • CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO ANCHIETA (SALA OSCAR PEDROSO HORTA)
      Endereço : Viaduto Jacareí, 100
      Bela Vista - São Paulo

alesp