II Seminário sobre Gestão de Pessoas no Setor Público – Desafios do Desenvolvimento Gerencial

E-mail para contato: seminarioalesp@al.sp.gov.br

Em 2011, a segunda edição do Seminário sobre Gestão de Pessoas no Setor Público terá como tema central os "Desafios do Desenvolvimento Gerencial" com enfoque nas práticas de Gestão de Pessoas no Serviço Público. A iniciativa favorece o intercâmbio entre diversos órgãos da Administração Pública e da sociedade, por meio da troca de suas experiências. O evento acontece nos dias 26 e 27 de maio de 2011 em São Paulo, nas dependências da Assembleia Legislativa.


II Seminário sobre Gestão de Pessoas no Setor Público 

Apresentações

Palestra / CaseApresentaçãoResumo
Palestra: Desafio do Desenvolvimento Gerencial
Almiro dos Reis Neto
 
Painel: Desenvolvendo competências nos gestores públicos 
Walter Sigollo
 
Painel: Desenvolvendo competências nos gestores públicos: a importância de conhecimento, habilidade e atitude para se atingir a excelência
Prof.Dr. José Antonio Monteiro Hipólito
 
Case: A importância do treinamento introdutório para o processo de socialização organizacional dos servidores públicos ocupantes de cargo de provimento efetivo da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais
Luisa Rocha Cabral e Rosânia Rodrigues de Sousa
Case: Análise do Programa de Avaliação de Desempenho Individual dos Servidores Técnico Administrativos em Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima Nicácio e Daphne Lorene Carvalho
Case: Estudo dos Recursos Humanos na Administração Pública: motivação dos funcionários do Horto Florestal de São Vicente - um estudo de caso.
Selma Serrano Amaral
 
Case:Uma construção coletiva na área de gestão de pessoas da Secretaria Municipal da Saúde - São Paulo 
Edna Muniz de Souza
Vídeos 

voltar


 

Programação

26 de maio de 2011
9h30Credenciamento e recepção dos participantes
9h50Abertura Oficial do Seminário
10h30Palestra Magna
11h30Coffee Break
11h40Apresentação de>casesselecionados
13h00Intervalo para almoço
14h30Painel: "Desenvolvendo competências nos gestores públicos: a importância de conhecimento, habilidades e atitude para se atingir a excelência"
16h00Coffee Break
16h10Apresentação de Case
  
27 de maio de 2011
10h00Recepção dos participantes
10h30Palestra Magna
11h30Coffee Break
11h40Apresentação de cases selecionados
13h00Intervalo para almoço
14h30Painel:"Novo gestor público: o rompimento dos velhos paradigmas"
16h00Apresentação da Orquestra do Amanhã - Instituto Baccarelli

voltar



 

Palestrantes

ALMIRO DOS REIS NETO
Engenheiro de Produção pela USP e pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Université d'Aix-en-Provence, França. Vice-Presidente de Conhecimento e Aprendizagem da ABRH-SP e Presidente da Franquality. É especialista nas áreas de gestão de competências, coaching para altos executivos e desenvolvimento de lideranças.
CLÁUDIO MAIEROVITCH PESSANHA HENRIQUES
Médico formado pela USP, com mestrado e especialização em Medicina Preventiva e Social. Atualmente é Diretor do DEVEP – Departamento de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde.
FERNANDO LUIZ ABRUCIO
Graduado em Ciência Sociais, Mestre e Doutor em Ciência Política pela USP. É professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas (SP), ocupando atualmente o cargo de Coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo.
JOSÉ ANTONIO MONTEIRO HIPÓLITO
Bacharel, Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela USP. É pesquisador e professor da Fundação Instituto de Administração – FIA. Palestrante em cursos de MBA oferecidos pela FIA e em outros cursos de graduação e pós-graduação em instituições públicas e privadas.
WALTER SIGOLLO
Administrador de Empresas, com especializações em Recursos Humanos, Gestão de Negócios e Sistemas e Organizações; Superintendente de Recursos Humanos e Qualidade da SABESP, Presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA/SP e Membro do Conselho de Administração da ABRH/Nacional.

voltar


 

Apresentação Musical no Encerramento

ORQUESTRA DO AMANHÃ - INSTITUTO BACCARELLI

Regência: MAESTRINA CLÁUDIA SERES

Formada em composição e regência pela UNICAMP e Mestre em música pela Northwestern University (Chicago) sob a orientação do maestro Victor Yampolsky. Atualmente, é Regente Titular e Diretora Artística da Orquestra Municipal de Jundiaí e regente da Orquestra Jovem de Heliópolis - Instituto Baccarelli.


Voltar


 

Cases Selecionados

DataHorárioAutorInstituiçãoTema
26 de maio de 201111h40Luisa Rocha Cabral e Rosânia Rodrigues de SousaEscola de Governo/Fundação João Pinheiro – Minas GeraisA importância do treinamento introdutório para o processo de socialização organizacional dos servidores públicos ocupantes de cargo de provimento efetivo da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais.
12h20Selma Serrano AmaralHorto Florestal de São VicenteEstudo dos Recursos Humanos na Administração Pública: motivação dos funcionários do Horto Florestal de São Vicente - um estudo de caso
16h10Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima Nicácio
e
Daphne Lorene Carvalho
Escola de Governo/Fundação João Pinheiro – Minas GeraisAnálise do Programa de Avaliação de Desempenho Individual dos Servidores Técnico Administrativos em Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
 
12h20Edna Muniz de SouzaSecretaria Municipal de Saúde de São PauloUma construção coletiva na área de gestão de pessoas da Secretaria Municipal da Saúde / São Paulo (SMS/SP)

Voltar


 

Palestrantes - Cases

CLÁUDIA BEATRIZ MACHADO MONTEIRO DE LIMA NICÁCIO
Psicóloga pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) e Especialista e Mestre em Psicologia pela UFMG. Pesquisadora, professora e coordenadora de Cursos de Especialização da Fundação João Pinheiro/MG. Atua nas áreas de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
DAPHNE LORENE ALVES FERREIRA CARVALHO
Graduada em História pela UFMG; Especialista em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro/MG; Mestranda em Administração na Faculdade de Estudos Administrativos – FEAD; Assistente em Administração no CEFET de Minas Gerais, exercendo atividades na Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos, onde atua no acompanhamento da carreira do pessoal técnico administrativo, sendo responsável pela implementação do programa de avaliação de desempenho individual e em seus desdobramentos, bem como na análise de certificados e títulos para progressão na carreira.
JANE ABRAHÃO MARINHO
Graduada em Psicologia pela FMU e Mestre em Administração Pública pela Escola de Administração e Economia da FGV. Gestora da Coordenação de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo/SP.
EDNA MUNIZ DE SOUZA
Graduada em Serviço Social e Psicologia pela PUC/SP e Unipaulistana. Especialista em Saúde Mental e Trabalho.
Assistente Técnico de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo/SP
ROSÂNIA RODRIGUES DE SOUSA
Graduada em Psicologia pela FCH/FUMEC, Mestre em Psicologia Social pela UFMG e Doutora em Psicologia Social
do Trabalho e das Organizações pela UNB. Professora e Pesquisadora da Fundação João Pinheiro/MG.
LUISA ROCHA CABRAL
Graduada em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro;
Graduanda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais; Especialista em Políticas Públicas e
Gestão Governamental da Superintendência Central de Política de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de
Planejamento e Gestão de Minas Gerais; Atua na área de provisão, elaborando políticas e realizando a gestão de concursos
públicos e de treinamento introdutório.
SELMA SERRANO AMARAL
Graduada em Turismo; Pós-graduada em Administração Turística, em Gestão Universitária e em Administração e Educação Ambiental pelo Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE; Mestre em Administração com ênfase em Administração de Recurso Humanos, Planejamento e Organização pelo Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE; M.B.A. em Economia e Negócios do Turismo – USP – Universidade de São Paulo e FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas; Atuando na Secretaria de Relações Governamentais da Prefeitura de São Vicente.

Voltar



 

Mediadoras

IVETE GARCIA
Chefe de Gabinete da 1ª. Secretária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
TANIA RODRIGUES MENDES
Agente Técnico Legislativo, atuando como Secretária da Comissão de Fiscalização e Controle. Desde março de 2005 é Coordenadora do Comitê Executivo do Portal da Alesp na Internet, designada por Ato da Mesa. Atuou como coordenadora de assessoria técnica de bancada partidária e foi diretora do Departamento de Comissões da Alesp. Tem mais de vinte anos de experiência em assessoria e gestão do processo legislativo.

Voltar


 

Informações Gerais

Hotéis
  • Transamérica Flat Congonhas
    R. Vieira de Moraes, 1960 – Campo Belo SP
    Fone: 11-5094-3377
  • Hotel Íbis São Paulo Congonhas
    Rua Baronesa de Bela Vista, 801 – Vila Congonhas
    Fone: 11-5097-3737
  • Quality Hotel & Suítes Congonhas
    Rua Henrique Fausto Lancelotti, 6333
    Fone: 11-2137-4000
  • Hotel Mercure São Paulo Stella Vega
    Rua Salto, 70 – São Paulo
    Fone: 11-3055-2500
  • Pullman Sao Paulo Ibirapuera
    Rua Joinville, 515 - Ibirapuera
    Fone: 11-5088-4000
Restaurantes
  • Restaurante da Assembleia Legislativa
    Av. Pedro Álvares Cabral, 201
    Fone: 11-3886-6000
  • Skye Bar - Hotel Unique
    Av. Brig. Luiz Antonio, 4700 – Jardim Paulista
    Fone: 11-3055-4702
  • Lellis Tratoria Campinas
    Al. Campinas, 1615
    Fone: 11-3885-2698
  • Verde Terra Restaurante (Vegetariano)
    Rua Manoel da Nóbrega, 1458
    Fone: 11-4304-1458
  • News Lanchonete
    Rua Joinville, 377
    Fone: 11-3884-2138
  • Brunella
    Rua Abílio Soares, 931
    Fone: 11-3884-7434
  • The Green Restaurante
    Parque Ibirapuera, S/N
    (sob a Marquise, entrada pelo Portão 10 ou Portão 3)
Táxi
  • Ponto de Táxi Assembleia Legislativa
    Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera
    Fone: 11-3052-2210
Localização da Alesp
Mapa da Alesp
  • Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera – São Paulo
    CEP 04097-900

Restaurantes e hotéis indicados pela empresa UNA Marketing de Eventos



Voltar

alesp