Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ganha posto de atendimento do Poupatempo

Serviço vai se juntar às unidades da Defensoria e do Detran-SP que já funcionam no local
01/02/2021 16:27 | Serviço | Luiz Rheda - Foto: Juliana Leal

Compartilhar:

Poupatempo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260144.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Poupatempo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260145.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Poupatempo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260146.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Poupatempo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260148.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Poupatempo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260149.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Começaram nesta segunda-feira (1/2) os testes em sistemas e o treinamento dos funcionários do posto de atendimento do Poupatempo no Palácio 9 de Julho. A presença da nova unidade na sede do Legislativo paulista faz parte das ações adotadas pela Mesa Diretora da Alesp nos últimos anos para incentivar a maior presença da população no local.

Com fácil acesso pelos usuários, através da Avenida Pedro Álvares Cabral, a unidade do Poupatempo está instalada em um espaço de 120 metros quadrados e possui capacidade para realizar 200 atendimentos presenciais e 300 virtuais ao dia.

Com equipamentos modernos, o serviço vai funcionar por meio do Balcão Único, que permite a realização de diversos serviços no mesmo ambiente.

Para o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, "a chegada do Poupatempo na Assembleia Legislativa é uma conquista para toda a sociedade. Aqui na unidade, o cidadão poderá acessar diversos serviços públicos, com a melhor infraestrutura e atendimento de excelência".

No local serão oferecidos 154 serviços de diferentes instituições, como o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (Iirgd), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) e as companhias de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Também será possível atender demandas relacionadas às secretarias da Fazenda e da Educação, da Procuradoria Geral do Estado, além de serviços municipais.

Devido à pandemia de Covid-19, o posto do Poupatempo no Palácio 9 de Julho funcionará com capacidade reduzida e deverá priorizar os serviços que dependem da presença do cidadão para sua conclusão, como a emissão da primeira via do RG, por exemplo, que necessita da coleta biométrica digital.

O atendimento presencial na nova unidade será feito por meio de agendamento de data e horário, obrigatórios, pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital. O Poupatempo da Alesp funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h e a aos sábados, das 9h às 13h.

As demais opções, mais de 120, podem ser realizadas de maneira online, através dos canais digitais da entidade.

Serviços

Além do Poupatempo, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo também possui um posto avançado Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP).

Inaugurado em 2018, a unidade oferece serviços como certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV), comunicação de venda, alteração de endereço dentro do mesmo município, certidão do veículo e emissão de 2ª via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No mesmo ano o Palácio 9 de Julho firmou parceria com a Defensoria Pública do Estado, que passou a oferecer, no local, atendimento jurídico gratuito ao cidadão que não tem condições financeiras de pagar um advogado.

Dentre os serviços prestados na unidade estão assuntos relacionados à investigação de paternidade, pensão alimentícia, vaga em creche, retificação de assento de registro civil.

Também é possível receber orientações sobre direitos do consumidor, como renegociação de dívidas, discussão de juros abusivos, problemas com operadoras de telefonia, bancos e planos de saúde.

alesp