Angelo Perugini, prefeito de Hortolândia e ex-deputado estadual, morre vítima da Covid-19


01/04/2021 12:23 | falecimento | Luiz Rheda - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Angelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264063.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Internado há dois meses na capital paulista para tratar de complicações causadas pela Covid-19, o ex-deputado estadual e prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini (PSD), de 65 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (1º/4).

Os parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo, que estavam em sessão extraordinária realizada virtualmente, pediram um minuto de silêncio em homenagem ao político.

A homenagem também foi feita em decorrência da morte do ex-prefeito de Ipaussu e pai do deputado paulista Ricardo Madalena (PL), Mário Augusto Madalena, registrada nesta semana.

Perugini foi deputado estadual durante a 18ª legislatura e tomou posse em 2015. Ele foi eleito com 94.174 votos, sendo o quinto mais votado entre os parlamentares do Partido dos Trabalhadores eleitos naquele ano.

Natural de Jacutinga (MG), Angelo Perugini foi professor da rede estadual de ensino e atuou, ao longo da sua carreira, ao lado de movimentos populares, como Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Em 1988, foi eleito vereador por Sumaré. Naquele ano, tinha início o processo de emancipação do então distrito de Hortolândia. Sua atuação como vereador e líder popular contribuiu para a emancipação da cidade, em 19 de maio de 1991.

No ano seguinte, 1992, disputou a primeira eleição para prefeito. Quatro anos depois, foi eleito vice-prefeito de Hortolândia. Sua chegada ao Executivo da cidade se deu em 2004, com 65% dos votos. Em 2008, foi reeleito.

Ao chegar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o político atuou em favor de diversos temas, com destaque para a educação em tempo integral, saneamento e tratamento de resíduos sólidos, mobilidade urbana com foco no transporte ferroviário e valorização do regionalismo no Estado.

alesp