Dia da Imprensa, comemorado nesta quinta-feira, 1º, é destaque na sessão ordinária da Alesp

Os parlamentares também destacaram temas como a violência sofrida pelos policiais e comércio ambulante, nesta quinta-feira, 1
01/06/2023 17:28 | Sessão Ordinária | Jaqueline Fervolli - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Deputado Reis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302446.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302447.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Luiz Claudio Marcolino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302448.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Eduardo Suplicy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302449.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Donato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302450.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Tomé Abduch<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302451.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Conte Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302452.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Dia da Imprensa foi um dos temas abordados pelos deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (1º), durante o Pequeno e Grande Expedientes. As sessões extraordinárias acontecem de segunda à sexta-feira, e os parlamentares têm de cinco a 10 minutos para os pronunciamentos.

O deputado Reis (PT) citou a celebração do Dia da Imprensa, neste 1º de Junho. "Quero saudar os principais trabalhadores e trabalhadoras que fazem a imprensa, que são os jornalistas", disse o parlamentar, que também parabenizou os profissionais de comunicação da Alesp.

Reis ainda se solidarizou à jornalista Delis Ortiz pelo ataque sofrido esta semana por um dos seguranças do presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, e repudiou o ato. "Nós passamos o governo anterior criticando a agressão de jornalistas. Isso não podemos aceitar", acrescentou. O deputado disse que irá encaminhar ofício ao Itamaraty para que o caso seja apurado.

Vendas de terras devolutas

O deputado Paulo Fiorilo (PT) retomou o debate sobre a venda de terras devolutas no estado de São Paulo. O deputado apresentou vídeo com reportagem que cita que o Governo paulista permite desconto de até 90% para que fazendeiros regularizem áreas.

Uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), de autoria do Partido dos Trabalhadores, pretende impedir a negociação e determina que as terras sejam encaminhadas à reforma agrária. "O governo Tarcísio e Rodrigo aprovaram a Lei 17.557/2022 - que revoga Lei 4.928/1985 - e que permitiu ao longo de décadas a implantação de 140 assentamentos estaduais", explanou o parlamentar.

Fiorilo expôs, ainda, uma apresentação intitulada "Tarcísio vende terras públicas a preço de banana" e ressalta que ação "além de ser um crime, é um escândalo".

Frente pelas Regiões Metropolitanas

O deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) usou seu tempo regimental para salientar que, na próxima segunda-feira (5), será criada a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo. O parlamentar frisa que na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) o Governo de São Paulo não incluiu as regiões metropolitanas como referência de desenvolvimento do Estado.

"Você cria uma lei aprovando uma região metropolitana, mas fica só o desenho no mapa, não tem um projeto de integração e desenvolvimento", afirmou o deputado.

Via Mobilidade

A ausência dos secretários estaduais Marco Antonio Assalve (Transportes Metropolitanos), Rafael Benini (Parcerias e Investimentos), e de um representante da Via Mobilidade, na reunião da Comissão de Transportes e Comunicação do dia anterior, foi abordada deputado Donato (PT), membro da comissão.

O parlamentar lembrou que as autoridades mostraram desapreço pela Alesp, pois o convite foi realizado há um mês. "Não dá pra ter uma concessionária com um contrato de bilhões de reais, prestando esse péssimo serviço público e a Assembleia Legislativa ficar inerte", alertou, cobrando explicações.

Policiais

A segurança dos policiais foi tema do discurso do deputado Tomé Abduch (Republicanos). Ele apresentou dados com a evolução do número de morte dos policiais no país: eram 264 em 2009 e subiu para 453 em 2016.

O parlamentar apresentou um vídeo sobre caso que aconteceu na Zona Leste de São Paulo, onde bandidos entraram em luta corporal com dois agentes de segurança em uma abordagem pacífica, e os policiais foram baleados no rosto e na perna.

"Nossos policiais estão sendo inibidos na maneira de abordarem as pessoas. Em outros países onde a lei é representada pelo Estado na figura de um policial, as pessoas têm profundo respeito", disse.

Reparação histórica

O deputado Reis (PT) comemorou a sanção da Lei Municipal 17.310, que apresentou quando vereador, que determina que a Praça da Liberdade passe a chamar Praça da Liberdade África-Japão.

O parlamentar explicou que no período de comemoração do centenário da imigração japonesa a Praça da Liberdade foi transformada em Praça da Liberdade Japão. A proposta foi apresentada pela preservação histórica do bairro liberdade, que hoje abriga a comunidade asiática, porém antes abrigava população preta.

Reis agradeceu e parabenizou o prefeito pela sanção do projeto de 2020 e por reconhecer a história do povo negro. "É importante colocar o nome África pelos fatores históricos".

Comércio Ambulante

O deputado Eduardo Suplicy (PT) destacou, em seu tempo regimental, a importância do comércio ambulante e criticou a violência nas ações fiscais contra essa classe trabalhadora. Ele apresentou reportagem com relatos desses profissionais sobre a falta de sensibilidade dos agentes e apreensão de mercadorias. "O mais importante é que os ambulantes querem ter ruma regularização", destacou ele, frisando que é função do poder público garantir direito ao trabalho.


alesp