Elaboração de programa para o Sudoeste paulista

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
01/07/2021 13:43 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edson Giriboni

Compartilhar:

Sudoeste +10<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edson Giriboni (PV), com prefeitos da região, foi convidado a ajudar na elaboração de um projeto para impulsionar o desenvolvimento da região Sudoeste do Estado, chamado Sudoeste +10. A ideia foi apresentada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, em um encontro no Palácio dos Bandeirantes. "O Giriboni conhece a região como a palma da mão", explicou o secretário Vinholi. O deputado Giriboni parabenizou o governo pela iniciativa e lembrou que vem cobrando há muito tempo uma visão diferenciada do Estado para a região, "em função dos indicadores sociais, abaixo da média estadual".

Os prefeitos classificaram o encontro como histórico e apresentaram algumas demandas que consideram fundamentais para o sucesso da proposta. Omar Chain prefeito de Buri e presidente do Condersul, consórcio que agrega os municípios da região, destacou a necessidade da duplicação da SP 258, entre Capão Bonito e Itararé, que inclusive é motivo de uma Frente Parlamentar criada na Assembleia Legislativa pelo deputado Edson Giriboni. A questão da saúde foi outro tema levantado. Matheus Freitas, prefeito de Guapiara, fez questão de lembrar que o Sudoeste "é o pulmão do Estado de S. Paulo" e precisa de ajuda para preservar o meio ambiente. Ainda sobre a questão ambiental, o prefeito Julio Fernando, lembrou o projeto do ICMS Verde, iniciativa de Giriboni que o governo implantou e vai aumentar a arrecadação dos municípios com política ambiental, como uma linha de projetos a ser seguida. Para viabilizar o programa o governo irá em busca de investimentos privados, como explicou o secretário Vinholi.


alesp