Exposição retrata a diversidade encontrada em olhares moçambicanos


01/11/2019 16:47 | Arte na Alesp | Laysla Jacob - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Exposição 'Olhares Moçambicanos - o que você vê?'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243101.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Olhares Moçambicanos - o que você vê?'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243102.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Olhares Moçambicanos - o que você vê?'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243103.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Olhares Moçambicanos - o que você vê?'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243104.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O povo de Moçambique, país da África Oriental, teve seus olhares em destaque na nova exposição recebida pela Alesp. A mostra "Olhares Moçambicanos - O que você vê?", do pastor e fotógrafo Ronny Clayton, traz ao espaço Villas Boas 50 fotos que mostram a nação sob um olhar diferente daquele retratado pela mídia.

Além das fotos autorais de Ronny Clayton, também participam da mostra os fotógrafos Eulinda Novais, Evelyn Barbisan, Marcelo Barbisan, Neyton Chocolate e Samey Pontes. As fotografias revelam retratos de pessoas de várias idades em diferentes contextos. Cada foto direciona o olhar do espectador para o olhar do fotografado, estabelecendo um vínculo entre eles.

Ronny Clayton visitou Moçambique pela primeira vez em 2010 e desde então retornou outras vezes ao país. De lá até 2019, foram sete visitas ao território moçambicano. O fotógrafo explicou o porquê de começar a fotografar o povo do país. "Quando retornei da minha primeira viagem, comecei a perceber que as pessoas não conheciam nada sobre a África. E não era somente não conhecer, como também ter uma visão muito distorcida a respeito", explicou.

"Quando mostro as minhas fotos, o meu objetivo é exibir a beleza das pessoas. Eu foquei em retratos que mostram o rosto e o olhar de cada uma. A ideia é que as pessoas não somente observem, mas também sintam. Quero mostrar uma África que ninguém mostra, e que, portanto, ninguém vê.", concluiu Clayton.

A exposição conta com o apoio da deputada Janaina Paschoal (PSL).

Serviço:

"Olhares Moçambicanos - O que você vê?"

Data: até 8/11

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Local: Espaço Villas Boas - Alesp

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

alesp