Parlamentares da Alesp aprovam modificação em contrato de dívida do Estado com a União

Projeto visa adequar pagamentos à condição orçamentária influenciada pela pandemia
01/12/2020 20:08 | Plenário | Barbara Moreira - Foto: Sergio Galdino

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg258591.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg258592.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg258593.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg258594.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg258595.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg258596.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg258597.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg258598.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg258599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante a sessão extraordinária desta terça-feira (1°/12), o Legislativo paulista aprovou, com emenda, o Projeto de Lei 679/2020, referente à dívida estadual com a União. A medida foi encaminhada à Alesp pelo governador João Doria.

Com o resultado favorável à propositura, o Executivo poderá estabelecer um termo aditivo ao contrato de refinanciamento de dívidas com o governo federal. A modificação no acordo é uma forma de ajustar o pagamento dos débitos à receita do Estado, impactada pelos efeitos da pandemia de Covid-19.

O projeto considera a aplicação de condições previstas na Lei Complementar Federal 173/2020, que instituiu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. "O Estado de São Paulo tinha uma dívida com a União que foi refeita com base nas dificuldades econômicas do coronavírus. O Governo Federal, portanto, estabeleceu novas condições que precisavam ser votadas aqui na assembleia", explicou o deputado Vinicius Camarinha (PSB).

Na avaliação da deputada Marina Helou (REDE), a medida é positiva pois trata-se de "uma facilidade que podemos ter para o Estado enfrentar esse momento de crise que o coronavírus trouxe". A parlamentar complementa ainda que a norma "é uma regulamentação de um projeto de lei federal que permite que possamos rever esses contratos e que o Estado tenha uma gestão mais confortável, garantindo a possibilidade de investir mais em quem mais precisa".

Por admitir que o governador realize realocações financeiras visando a execução da norma, a proposição recebeu emenda com o objetivo de garantir que essas possíveis alterações respeitem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Após a aprovação na Alesp, a proposição retorna para análise do Executivo e entra em vigor na data de publicação no Diário Oficial do Estado.

Também de autoria do governador, o Projeto de Lei 687/2020, que propõe a criação do Fundo do Trabalho do Estado de São Paulo (Funtesp) e do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter-SP), recebeu parecer favorável durante a reunião conjunta de comissões desta terça-feira, mas teve a votação em Plenário adiada por falta de quórum.


alesp