Antecipação de verbas para a saúde e filas em postos de vacinação são assuntos na tribuna

Maurícia Figueira
02/03/2021 18:34 | Plenário | Da redação - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg261806.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg261807.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg261808.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg261809.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg261810.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg261839.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados podem direcionar a aplicação de parte dos recursos do orçamento anual do Estado - são as emendas impositivas, dispositivo constitucional pelo qual os deputados indicam as políticas públicas a serem contempladas pelo orçamento estadual, seguindo critérios estabelecidos no Plano Plurianual. O deputado Dr. Jorge do Carmo (PT) informou, na tarde desta terça-feira (2/3), que parlamentares requereram a antecipação do pagamento das emendas da saúde de 2021 "em razão do alto índice e do aumento desenfreado dos casos da Covid-19". De acordo com o parlamentar, "isso foi feito, porém ainda não foram pagas".

No último sábado, iniciou-se a vacinação contra a Covid-19 para idosos entre 80 e 84 anos no Estado. O deputado Coronel Telhada (PP) criticou as filas nos postos de vacinação e sugeriu: "poderiam criar um agendamento pela internet para a pessoa se inscrever por faixa de horário, como no Poupatempo". A deputada Edna Macedo (Republicanos) apresentou vídeo de reportagem jornalística mostrando a fila. "É falta de respeito, falta de organização", afirmou a parlamentar.

Já a deputada Monica da Mandata Ativista (PSOL) comentou: "o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, que não é de esquerda, está defendendo que é necessário que a cidade entre em lockdown e que o Estado tome medidas mais restritivas". Para a parlamentar, "estamos numa situação alarmante" e "é preciso diminuir a circulação em serviços não essenciais".


alesp