Mostra de artista mirim traz reflexão sobre o autismo


02/04/2019 18:56 | Exposição | Isabella Tuma - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Expovani - Exposição de Desenhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232321.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Expovani - Exposição de Desenhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232313.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Expovani - Exposição de Desenhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232315.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Expovani - Exposição de Desenhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232316.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Expovani - Exposição de Desenhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232317.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Expovani - Exposição de Desenhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232318.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Expovani - Exposição de Desenhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232319.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Expovani - Exposição de Desenhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232320.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com traços realistas e desenhos ricos em detalhes, o artista mirim Giovani de Oliveira Salvador, de apenas onze anos, chegou à Alesp com a 3ª Expo Vani. A mostra apresenta a evolução de seus desenhos, feitos apenas de grafite ou caneta, desde que começou a produzir.

Giovani tem transtorno do espectro autista (TEA) e, segundo sua mãe Ana Paula de Oliveira, começou a desenhar por volta dos quatro anos de idade - época em que ainda não dialogava ou falava muitas palavras. De início, retratava coisas do cotidiano, como móveis, insetos e plantas. Com o tempo, passou a produzir em média quarenta desenhos por dia, sempre muito detalhados e contando alguma história. Ana Paula passou a entender que seu filho desenhava para expressar o que pensava.

Quando tinha seis anos, Giovani já havia produzido mais de quatrocentos desenhos, e foi aí que sua mãe teve a ideia de expô-los. Assim, dentro de sua residência, Ana Paula montou a 1ª Expo Vani, apenas para amigos. Aos nove anos, Giovani tinha um estoque de mais de mil desenhos. Ana Paula decidiu montar a 2ª Expo Vani, dessa vez no salão de festas de seu condomínio, com o apoio da família e de amigos.

Hoje, com traços mais firmes, realistas e aprimorados, Giovani gosta de "desenhar coisas reais, animais pré-históricos, répteis, aracnídeos, insetos. Ele pesquisa e sabe muito sobre alguns animais que não são presentes no nosso cotidiano", frisou Ana Paula.

Transtorno do Espectro Autista

O autismo faz parte de um grupo de síndromes neuropsiquiátricas, formado por doenças que afetam o desenvolvimento cerebral. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas possuem TEA - por volta de 1% da população.

O espectro inclui vários graus de gravidade, desde quadros leves - a pessoa possui total independência e discretas dificuldades de adaptação -, até quadros mais graves - em que a pessoa será sempre dependente para realizar atividades diárias.

Facilmente identificado nos primeiros anos de vida, o autismo apresenta sintomas como fobias, alterações comportamentais e dificuldades de aprendizagem, de inteiração social e de comunicação. Vale lembrar que os sintomas variam não apenas de pessoa para pessoa, mas também de acordo com a idade.

Conscientização

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade, difundir informações sobre o tema e reduzir preconceitos sobre o TEA, o 2 de Abril foi declarado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, pela Organização das Nações Unidas (ONU). A edição deste ano traz o tema "Tecnologias assistivas, participação ativa", abordando o uso de ferramentas tecnológicas para atividades diárias e para facilitar a comunicação.

Segundo o texto de lançamento do tema, disponível no site da ONU, "a tecnologia assistiva pode reduzir ou eliminar as barreiras à participação em igualdade com as demais [pessoas]". A campanha tratará sobre internet, comunidades digitais, tecnologia de casa inteligente, educação, emprego, comunicação, telemedicina, participação política e defesa de direitos.

Mostra 3ª Expo Vani

Período: até 4/4

Horário: das 8h às 20h

Local: Hall Monumental - Alesp - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

Entrada gratuita

Informações: (11) 3886-6610

alesp