Em pauta visita religiosa a pacientes com Covid-19

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
02/06/2020 14:19 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Nascimento

Compartilhar:

Imagem de arquivo do Tenente Nascimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg249364.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Alesp discute esta semana proposta do deputado Tenente Nascimento (PSL) que possibilita a visita de capelães de qualquer ordem religiosa aos pacientes da Covid-19 internados em hospitais públicos. A iniciativa do parlamentar foi apresentada pela Emenda nº 179/20 ao Projeto de Lei 350/20 que estabelece medidas de combate ao coronavírus.

Pela proposta os hospitais, sejam eles convencional ou de campanha, deverão adotar medidas necessárias para que essas visitas sejam realizadas. Na impossibilidade da visita familiar ou religiosa, os hospitais deverão disponibilizar aparelhos eletrônicos com acesso à internet (tablet ou iPad) para que o paciente possa ser assistido por capelania hospitalar, caso desejado pelo paciente.

Tenente Nascimento justifica que em razão da doença exigir um período de isolamento e razoável risco de letalidade, tem um grande impacto emocional nos pacientes, revestindo-se de grande relevância esse amparo espiritual e familiar. "O paciente com fé tem mais recursos internos para lidar com a doença, pois a fé tem uma relação intima com a felicidade."

Na última década, uma série de estudos mostrou que os benefícios da fé à saúde têm embasamento científico. Uma pesquisa realizada pelo professor de epidemiologia Tyler J. VanderWeele, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que ir ao menos uma vez por semana a uma igreja pode reduzir a mortalidade de 20% a 30% em um período de até 15 anos.


alesp