Opinião - O insustentável Bolsonaro

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
02/06/2020 14:14 | Atividade Parlamentar | Márcia Lia*

Compartilhar:


Desde que assumiu a Presidência da República em 1º de janeiro de 2019, o obstinado Jair Bolsonaro testa os limites da nossa democracia e da nossa Constituição. Paralelo a ele, seu clã mostra as garras do desrespeito que nutre pelo que é público e é próprio de uma nação livre e independente. A cada domingo, o presidente exibe-se em arenas públicas em demonstrações vexatórias às instituições, repetidamente, emparedando a Nação e indicando uma anormalidade que exige manifestações contrárias.

O confronto, como ocorreu em São Paulo neste domingo, tende a ser intensificado à medida que a temperatura política aumenta. Ninguém, deliberadamente, deveria buscar uma guerra civil em meio ao regime democrático, a menos que tenha planos de calar a Nação e trair a democracia. Bolsonaro e família o têm.

Cabe às instituições aos parlamentos, aos governos democráticos e aos democratas da Nação reagir à altura. Não é uma situação política fácil, sabe-se. A nossa liberdade corre sérios riscos e o impedimento de Bolsonaro pode ter um custo altíssimo à Nação, mas é preciso enfrentar o que tornou-se um problema insustentável. Basta!

*Márcia Lia é deputada estadual pelo PT


alesp