Parlamentar defende aprovação de PL que cria o Atestado Médico Digital

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
02/06/2020 13:59 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Edmir Chedid, autor do PL do E-Atestado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg249359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM) voltou a defender na Alesp a importância da retomada das discussões sobre o Projeto de Lei 397/2016, que tornará obrigatória a emissão de atestados médicos digitais (E-Atestado). A medida irá sujeitar os infratores à multa de R$ 5.522,00, que corresponde a 200 Ufesps " Unidade Fiscal do Estado de São Paulo.

Esse documento deverá ser acompanhado ou não de relatório emitido pelos médicos ou dentistas indicando a necessidade de afastamento do paciente de todas as suas funções, por um prazo determinado e por meio de um sistema específico, utilizando-se de segurança digital. "Muitos profissionais da saúde já utilizam meios eletrônicos para a emissão de suas receitas", constatou o parlamentar.

O PL foi aprovado em dezembro de 2016. Dois meses depois, no entanto, acabou sendo vetado pelo então governador Geraldo Alckmin (PSDB). "A intenção agora é derrubar o veto do então governador para que o E-Digital possa efetivamente vigorar em todo o Estado. É preciso que exista um instrumento eficaz para que possamos acabar com essas fraudes", garantiu.

De acordo com a proposta, o E-Atestado será indispensável para os médicos e dentistas das redes pública e privada. O projeto está pronto para a Ordem do Dia " votação final em Plenário " desde março de 2017. "Depois do veto, a matéria voltou a ser discutida pelo Poder Legislativo, que, mais uma vez, entendeu a importância da emissão de atestados digitais", comentou Edmir Chedid.


alesp