Dia Nacional da Reciclagem discute a necessidade da coleta seletiva para o meio ambiente

Data é celebrada em 5 de junho, quando também se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente
02/06/2021 20:48 | Celebração | Paula Santos

Compartilhar:

Imagem ilustrativa - fonte: freepik<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg268240.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Dia Nacional da Reciclagem, comemorado neste sábado, dia 5 de junho, visa conscientizar a população sobre a relevância da coleta seletiva -separação e destinação de materiais que podem ser reciclados ou até mesmo reaproveitados, reduzindo os impactos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado.

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil perde R$ 14 bilhões por ano com a falta de reciclagem adequada do lixo. Ainda segundo o levantamento, são cerca de 12 milhões de toneladas de resíduos sólidos que, ao invés de gerar emprego e renda, acabam sendo descartados no meio ambiente.

A deputada Monica da Mandata Ativista (PSOL) afirmou sobre a necessidade de ampliar espaços para divulgação do tema. "A gente precisa promover a criação de políticas públicas que possibilitem às pessoas o acesso a informações sobre coleta seletiva, além de instigar a reciclagem aos cidadãos paulistas", disse.

Já o deputado Gilmaci Santos (Republicanos) disse que "é preciso divulgar a necessidade da reciclagem, não apenas porque é um meio de sobrevivência dos catadores, mas porque é importante para o nosso país". Ainda de acordo com o parlamentar, implementando a ação, as pessoas passam a cuidar melhor do meio ambiente e do futuro.

Projetos em tramitação

Tramitam na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo diversos projetos de lei que enfatizam a importância da reciclagem no território paulista.

O Projeto de Lei 772/2010, de autoria do deputado Rogério Nogueira (DEM), dispõe sobre a coleta seletiva e reciclagem do lixo no Estado. Segundo a justificativa da medida, as consequências da disposição inadequada do lixo ao meio ambiente são evidentes e prejudiciais à saúde, como a proliferação de vetores de doenças (ratos, baratas e micróbios) e a poluição do ar, causada pela fumaça proveniente da queima do lixo exposto.

Outra propositura que tem como objetivo estimular a reciclagem é o Projeto de Lei 915/2017, da deputada Marta Costa (PSD). A proposta trata da utilização de urnas para depósitos de embalagens em estabelecimentos comerciais no Estado. A iniciativa tem por objetivo promover a instalação de recipientes nos caixas dos estabelecimentos comerciais para promoção e desenvolvimento da cultura do não acúmulo de embalagens desnecessárias nas residências dos cidadãos.


alesp