Especialista alerta sobre os riscos da Covid-19 em pessoas com diabetes


02/07/2020 21:44 | Pandemia | Karina Freitas

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: ingimage)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg250741.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Covid 19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2 e pode provocar infecções que muitas vezes não apresentam sintomas, mas também pode ocasionar quadros respiratórios graves. Pessoas com problemas respiratórios e/ou infecciosos entram no grupo risco, como também os diabéticos.

O endocrinologista Lucas Palmiro concedeu entrevista à Rede Alesp. Ele é formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e se especializou em diabetes.

Palmiro explicou que o quadro do diabético já faz com que o doente tenha infecções independentemente de estar ou não com coronavírus. "A diabete é um erro no controle glicêmico, além de ser inflamável. O organismo do diabético pode produzir inflamações e seu sistema imunológico não responde igual ao de pessoas que não tenham a doença".

Segundo Palmiro, a Covid-19 pode ser agravada por todos os níveis de diabetes. "Não é pelo fato de a pessoa ter diabetes que necessariamente ela vá desenvolver um quadro grave de coronavírus, mas ela faz parte do grupo de risco e infelizmente a mortalidade do diabético, quando infectado, é mais alta do que a da população em geral". O especialista ainda enfatizou que o controle da glicemia não evita o agravamento após um contágio.

De acordo com o médico, pré-diabéticos não se encaixam no grupo de risco. "Esse grupo também já está num estado pró-inflamatório, mas não entra na mesma categoria de risco".

Ainda não existe uma vacina para deter o coronavírus, por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o isolamento social, o uso de máscara, uma higienização frequente, dentre outras ações que podem ser encontradas no site: https://coronavirus.saude.gov.br/.

alesp