Atendimento farmacêutico à distância


02/08/2019 07:58 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

Compartilhar:

Maria Lúcia Amary (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237304.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Maria Lúcia Amary é autora do projeto de lei 414/2019, que autoriza o atendimento à distância da população por farmacêuticos, como, por exemplo, através de aplicativos de mensagens de texto, para suprir eventuais ausências físicas do profissional nos estabelecimentos.

"Muitas vezes as pessoas possuem dúvidas a respeito de determinado medicamento que adquiriram e que podem ser sanadas via telefone, internet ou aplicativos de mensagens. O atendimento remoto afasta o trabalho de precisar retornar à farmácia, aumentando a cobertura da assistência farmacêutica para a população, principalmente em locais periféricos, de difícil acesso ou ainda, onde não existem farmácias", explicou a parlamentar.

O projeto vai de encontro ao avanço da tecnologia e a uma maior exigência dos consumidores dos últimos anos. Do ponto de vista da saúde, a proposta da deputada Maria Lúcia Amary tem o potencial de promover uma maior integração da assistência farmacêutica, aumentando a proteção da saúde da população, na medida em que amplia a forma de sua efetivação pelas farmácias e drogarias.

A propositura já teve o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de São Paulo, e passará pelas Comissões de Administração Pública e Relações do Trabalho, e de Finanças e Orçamento.


alesp