Ex-reitor da USP é ouvido na CPI das Universidades
02/10/2019 13:54 | Gestão das Universidades Públicas | Maurícia Figueira - Fotos: Marco Antonio Cardelino







A CPI que investiga supostas irregularidades nas universidades públicas paulistas ouviu na manhã desta quarta-feira (2/10) João Grandino Rodas, reitor da USP entre janeiro de 2010 e janeiro de 2014. A importância da autonomia financeira das universidades foi destacada pelo ex-reitor. Segundo Rodas, a excelência alcançada por essas instituições se deve à sua autonomia. No início de sua gestão, foi desenvolvido um plano de carreira para os funcionários e uma progressão horizontal dos docentes, medidas que valorizaram os salários das categorias. Rodas afirmou que a situação econômica da USP era confortável até abril de 2013, quando a arrecadação do ICMS começou a cair. Por outro lado, segundo ele, houve aumento de gastos, com a construção da USP Leste, da escola de engenharia, em Lorena, e do campus de Santos. Rodas ressaltou o aumento do número de cursos de graduação durante sua gestão de 209 para 289.
Contraponto
Em oitiva realizada pela CPI no final de agosto, foi ouvido o ex-reitor Marco Antônio Zago, que atribuiu o desequilíbrio financeiro da USP à gestão de Rodas. Alegando má gestão de recursos, Zago entrou com processos administrativos contra Rodas. Segundo Rodas, Zago havia sido pró-reitor durante sua gestão e, portanto, tinha conhecimento das ações tomadas pela reitoria. O deputado Daniel José (NOVO) sugeriu, então, que seja realizada uma oitiva conjunta com os dois ex-reitores para maiores esclarecimentos das ações tomadas por ambos. O deputado Paulo Fiorilo (PT) considera o encontro positivo. "Isso ajudaria, até porque o professor Zago atribuiu ao professor Rodas a responsabilidade por uma série de problemas da universidade. Então seria bom colocar os dois para que possam esclarecer quem pode ter levado ou não problemas para a USP", afirmou.
Arthur do Val (DEM) alegou que medidas como aumentar em 200% o salário de funcionários e em 350% o vale-refeição levaram à crise financeira na universidade.
O professor Rodas observou que a universidade é financiada pelo ICMS e a projeção se imaginava crescente. "Por razões fundamentadas, alguns benefícios estavam defasados havia muito tempo. Não se pode dizer que tenha sido esse benefício ou o aumento de salários de professores e funcionários tenha causado", comentou.
O presidente da CPI, Wellington Moura (REPUBLICANOS), questionou o ex-reitor a respeito da diminuição apontada no balanço patrimonial da universidade de oito para dois bilhões. O deputado questionou também a respeito de item apontado nos balanços como "outros serviços de terceiros", nos quais constam pessoas físicas recebendo valores que chegam a R$ 2 milhões. O ex-reitor afirmou que esses dados precisam ser verificados. "Isso é importante para que as pessoas olhem para as universidades e entendam a ingerência que está acontecendo sob a gerência de alguns reitores", disse Arthur do Val.
Ao final da reunião, Wellington Moura considerou que "mais questões não foram respondidas do que respondidas". Ainda segundo o deputado o que se vê é "uma total falta de eficiência de um reitor. Aumentou folha, depois não conseguiu pagá-la. Isso é má gestão".
Estavam presentes também os deputados Barros Munhoz, Caio França, Carla Morando, Professora Bebel e Valéria Bolsonaro.
Notícias relacionadas
- CPI das universidades públicas encerra os trabalhos
- CPI que investiga a gestão das universidades públicas se prepara para votar o relatório final
- CPI analisa solicitação de extratos bancários de universidades
- Reitor da Unicamp nega irregularidades à CPI
- Reitor da USP é questionado sobre salários elevados
- Reitor da Unesp comparece à reunião da CPI das universidades paulistas
- Contas das universidades são analisadas por secretário do Tribunal de Contas
- CPI vai examinar documentação contábil de universidades
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações