Guarulhos passou a contar com um Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), nesta terça-feira (30/11), no mesmo endereço onde já funciona a Associação Brasileira de Defesa da Mulher, Infância e Juventude (Asbrad), à rua Vera, 60, no Jardim Santa Mena.
O atendimento será feito a partir de um convênio assinado entre Secretaria da Justiça e Cidadania e a Asbrad, presidida por Dalila Figueiredo.
O projeto contou com aporte de R$ 250 mil em verbas de emenda parlamentar do deputado Marcio Nakashima. "É muito importante contar com um Cravi em Guarulhos porque a segunda maior cidade do estado também tem um grande número de vítimas de violência doméstica e contra a criança", disse Nakashima.
O nome da unidade, Janete Nakashima, é uma homenagem à mãe do deputado, que lutou incansavelmente no combate ao feminicídio e à violência contra a mulher desde que teve a filha Mércia Nakashima brutalmente assassinada pelo ex-namorado em 2010. Faleceu em abril deste ano por complicações da Covid-19.
Além do deputado Márcio Nakashima, participaram do evento o secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fernando José da Costa; o defensor público, Rodrigo Calejon, entre outras autoridades.