"Fevereiro Laranja" entra em vigor


03/02/2020 07:04 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Thiago Auricchio

Compartilhar:

Thiago Auricchio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg246600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Thiago Auricchio (PL) viu sua primeira lei, o "Fevereiro Laranja", entrar em vigor neste mês. A norma prevê que sejam realizadas ações de combate e conscientização da leucemia por todo o Estado. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o Brasil registra cerca de 10.800 novos casos por ano.

"O primeiro passo para enfrentarmos a leucemia é municiar o cidadão sobre a importância dos cuidados constantes com a saúde, da realização de exames e de consultas. É uma doença que inicialmente confunde a população por ter sintomas como os de gripe e isso faz com que não se dê tanta atenção ao quadro clínico", explicou o deputado.

De acordo com a Lei nº 17.207, as atividades desenvolvidas durante o mês poderão contar com a cooperação da iniciativa privada, de entidades civis ou de organizações profissionais ou científicas que possam prestar esclarecimentos e informações sobre a doença e suas formas de detecção e tratamento.

Se identificada precocemente, a leucemia tem grande chance de cura. Assim, quanto mais informações levarmos mais pessoas podem ser curadas ou ter mais qualidade de vida por iniciar o tratamento ainda no estágio inicial", pontuou Thiago Auricchio.

Entre os sintomas da doença estão: febre ou suores noturnos, anemia, cansaço extremo, sangramentos na gengiva ou no nariz, infecções recorrentes como resfriados, perda de peso sem motivo aparente.

"Queremos ainda, incentivar a doação de sangue e de medula óssea. Em alguns casos, o transplante de medula é uma das maneiras de enfrentar a leucemia", concluiu o parlamentar.


alesp