Deputado Raul Marcelo toma posse na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Parlamentar assume a vaga da deputada Monica da Mandata Ativista, que se licenciou por motivo de saúde
03/08/2021 14:42 | Parlamentar | Luccas Lucena - Foto: Marianna Bonaccini

Compartilhar:

Raul Marcelo toma posse como deputado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271170.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlão Pignatari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271173.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raul Marcelo toma posse como deputado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271171.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raul Marcelo toma posse como deputado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271172.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raul Marcelo toma posse como deputado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271174.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raul Marcelo toma posse como deputado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271175.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raul Marcelo toma posse como deputado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271176.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raul Marcelo toma posse como deputado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271177.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Raul Marcelo (PSOL) foi empossado nesta terça-feira (3/8). Ele assume a vaga da deputada Monica da Mandata Ativista, que se licenciou por 125 dias para cuidar da saúde. Na posse, o parlamentar -que volta à Assembleia após dois mandatos (2007 a 2011 e 2015 a 2019) -jurou compromisso regimental e com o Estado de São Paulo.

Raul Marcelo afirmou que pretende dar seguimento às propostas da deputada Monica Seixas. "Vamos tocar as pautas que toquei ao longo de oito anos na Assembleia e também as pautas que a Monica vinha tocando, que são os direitos reprodutivos das mulheres, luta do movimento negro em São Paulo e a defesa da soberania popular em relação aos recursos hídricos", falou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlos Pignatari, afirmou que é um prazer receber o parlamentar de volta. "É um prazer rever o deputado e estamos à disposição para contribuir para que esse parlamento fique cada vez melhor", disse.

O deputado Campos Machado (Avante) comentou a volta de Raul Marcelo. "Sempre foi um colega correto, sério e honesto", falou. O parlamentar Carlos Giannazi (PSOL) também deu as boas-vindas e relembrou os antigos mandatos do deputado. "Ele já esteve aqui durante oito anos sendo nosso colega e sendo combativo", disse.

Marcelo desejou melhoras a Monica Seixas. "É uma situação difícil e estamos na torcida pelo restabelecimento da saúde da deputada", falou. Pignatari também se manifestou. "Minha solidariedade a Monica Seixas. Tenho certeza que será um pronto restabelecimento e esperamos que em breve ela esteja de volta", disse.

Biografia

Raul Marcelo de Souza é um professor, advogado e político brasileiro, que exerce atualmente seu terceiro mandato como deputado estadual em São Paulo pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Nascido em São Pedro do Turvo, mudou-se com a família para Sorocaba na década de 1980. Sua vida política teve início na Juventude Operária Católica e também no movimento estudantil, principalmente na Fatec e no curso de letras da Universidade de Sorocaba.

Entre 1999 e 2000, Raul Marcelo trabalhou como professor da rede pública estadual de educação. Convidado por um grupo de professores, amigos e militantes para concorrer como vereador em Sorocaba, Raul Marcelo aceitou o desafio de participar das eleições municipais, disponibilizando seu nome como candidato.

Nessa mesma eleição, Raul Marcelo foi eleito o parlamentar mais jovem da história de Sorocaba, com apenas 21 anos de idade. Foi reeleito vereador com a maior votação da cidade em 2004, pelo reconhecimento do seu trabalho no combate à corrupção, defesa da educação e saúde pública, além de apoiar os movimentos sociais.

No ano de 2006, com 27 anos, Raul Marcelo foi eleito deputado estadual, com mais de 35 mil votos. Em 2014, Raul Marcelo foi reeleito com 47.923 votos.


alesp