Interessados em aprender Libras lotam auditório da Alesp


03/09/2019 10:48 | Curso | Laysla Jacob - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239146.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Karina Zonzini Bueno e Gil Diniz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239147.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Karina Zonzini Bueno e Gil Diniz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239148.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239149.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Antes mesmo de iniciar o curso, o auditório Teotônio Vilela da Alesp já estava lotado. Os interessados em aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) compareceram ao primeiro encontro, do total de 10, que irão acontecer no mês de setembro para que possam conhecer e colocar em prática a língua de sinais. No término, os participantes irão receber o certificado de conclusão.

O curso gratuito é promovido pelo Instituto Surdo Mundo, em parceria com o deputado Adalberto Freitas (PSL). A professora Karina Zonzini Bueno, pedagoga e intérprete de Libras, explicou que irá ministrar a língua na prática, assim como distribuir material de apoio que possa contribuir com o acompanhamento das aulas. "A importância deste curso é imensa, porque só na capital temos 516 mil pessoas surdas, no Estado são 2 milhões. A minha proposta é contribuir para as pessoas darem o mínimo de assistência no caso de encontrarem um surdo. Serão aulas totalmente práticas, para que o aluno já possa sair daqui sabendo como se comunicar", explica Bueno.

Para o primeiro dia do curso, compareceram 130 interessados. Os deputados Adalberto Freitas e Gil Diniz (PSL) abriram o encontro. "Uma das metas do nosso mandato é a questão da inclusão social, e nós sabemos que as autoridades e os órgãos competentes não dão a devida atenção às pessoas com deficiência. Estamos propondo o curso de Libras para que tenhamos mais pessoas que possam se comunicar com as pessoas com deficiência. Estas pessoas possuem muitas dificuldades, e precisamos de gente para ajudá-las. Então, quanto mais pessoas souberem a língua, melhor", explicou Freitas.

O deputado Gil Diniz reforçou o compromisso com a pauta. "Nós somos parceiros da inclusão. Conheço a primeira dama há bastante tempo, vi o ministério dela na igreja que participa, e sempre achei muito interessante. A inclusão não é uma questão do mandato, mas uma questão pessoal do nosso dia a dia. Essas pessoas precisam se comunicar e não conseguimos nos comunicar com elas. Nada melhor do que aprender e colocar em prática com nossos irmãos que tem essa deficiência",

alesp