Dia do Samba é comemorado na Assembleia Legislativa


03/12/2019 10:14 | Solene | Karina Freitas - Fotos : Sergio Galdino

Compartilhar:

Dia do Samba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245054.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245055.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245063.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245056.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia do Samba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245057.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia do Samba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245058.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia do Samba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245079.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A música brasileira invadiu o plenário Juscelino Kubitschek na noite da última segunda-feira (2/11). Personalidades e escolas de samba foram homenageadas no evento de inciativa da deputada Leci Brandão (PCdoB). Esse é o oitavo ano que a parlamentar promove a comemoração.

Dentre diversas inciativas, Leci já apresentou propostas que instituem a Semana Estadual do Samba e o Dia Estadual da Baianas das Escolas de Samba de São Paulo. Além disso, a Lei 15.690/2015, de sua autoria, declara o samba patrimônio cultural imaterial do Estado.

"É uma coisa extremamente prazerosa porque nós entendemos que na maior Assembleia Legislativa da América Latina nós temos que espaço para a cultura popular, e nada mais popular que o samba. É um estilo que está presente em todos os momentos, principalmente nos momentos festivos", declarou a parlamentar.

O presidente da Federação Nacional das Escolas de Samba, Kaxitu Ricardo Campos, afirma que além de ser uma atividade cultural, as escolas de samba têm função multifacetária. "Tem a área da música, da dança, da arte visual. Além disso, também gera emprego, gera renda", explica. Ele disse ainda que nessa ocasião as pessoas envolvidas estão sendo lembradas e tendo voz.

Neste ano, o evento foi voltado principalmente para reconhecimento das escolas de samba do interior do Estado. Para o presidente da Mancha Verde de Araraquara é uma honra participar da festividade. "É uma iniciativa muito boa que ela (a deputada Leci Brandão) está tendo. Assim há mais incentivo na cultura popular, na cultura do carnaval. É o que esse povo merece, é o que a gente corre atrás", afirmou.

A Escola de Samba Acadêmicos Do Tatuapé, da qual a deputada é madrinha, e que já homenageou a parlamentar com samba enredo, foi reconhecida pelo seu trabalho em prol da cultura paulista e brasileira. "O sentimento é de gratidão", disse o diretor geral de harmonia do grêmio recreativo da escola, Gilberto Pereira da Silva.

Nas homenagens, autoridades repercutiram a morte de nove pessoas no bairro de Paraisópolis na capital paulista após a "Operação Pancadão", da Polícia Militar.

Estiveram presentes também o deputado federal Orlando Silva (PC do B) e a vereadora em Araraquara Thainara Faria (PT).


alesp