Parlamentar quer testagem em massa para Covid-19 no sistema prisional

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
04/08/2020 17:39 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia (Imagem de arquivo)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg252213.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia está cobrando do governo a testagem em massa para Covid-19 no sistema prisional de São Paulo. A parlamentar protocolou na Alesp a Indicação 3.037/2020, em que aponta a necessidade urgente de preservar a saúde dos servidores públicos, dos detentos e detentas.

"Estamos vivendo um momento muito delicado, que se agrava dentro dos presídios porque são espaços propícios para a transmissão do coronavírus. Além disso, temos que lembrar que a maioria dos centros de detenção provisória e penitenciárias funciona lotados, em um espaço fechado e limitado, colocando a vida em risco", observa a deputada Márcia Lia.

Somente com a testagem em massa, diz a deputada, será possível detectar a quantidade de presos e funcionários públicos infectados com a doença, onde eles estão e quais medidas sanitárias e de isolamento podem e devem ser tomadas para evitar a contaminação, contendo assim o avanço da pandemia.

Márcia Lia ainda lembra que o Governo não tem divulgado dados de contaminação e mortes no sistema prisional, informações que seu mandato vem cobrando desde o início da pandemia.

"Em entrevista no mês passado, o governador reconheceu que a testagem em massa é uma das maneiras mais eficientes de combater a disseminação do vírus, por isso solicitamos que essa promessa não fique só no discurso. Se o Estado é o guardião dessas vidas, ele tem que preservá-las", finaliza.


alesp