Implantação do PEI em Iguape vai desalojar escolas municipais

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
04/08/2021 14:03 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Professora Leila e Carlos Giannazi 
  
 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg271290.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Compartilhando o mesmo prédio no bairro Porto Ribeira, em Iguape, e também o mesmo nome, "Profª Dinorá Rocha", duas escolas atendem à demanda da região. De manhã, funciona a escola estadual, com as turmas do 6º ao 9º ano, à tarde, o município assume, oferecendo pré-escola e os primeiros anos do ensino fundamental. E, de noite, ainda a prefeitura garante aulas de EJA a jovens e adultos.

A arrumação vem funcionando bem, mas a parceria Estado-município não deve continuar em 2022. A Secretaria de Estado da Educação, de forma autoritária e antidemocrática, decidiu implantar no prédio de sua propriedade o Programa Escola Integral (PEI), desalojando o serviço municipal. "Esse programa do governo Doria é uma farsa e vai gerar uma grande crise educacional", afirmou o deputado Carlos Giannazi (PSOL), em 31/7, quando visitou as escolas da cidade.

Militante da Apeoesp, a professora Leila explicou que, dos 140 alunos a serem desalojados, cerca de 40% moram na zona rural.

No bairro Icapara, Paulo, pai de uma aluna, relatou sua preocupação: "Não sabemos para onde irão os 150 alunos da escola municipal". As opções são uma comunidade próxima, com acesso apenas por balsa, ou a cidade, a 13 km de estrada esburacada".


alesp