Primeiro fórum sobre acessibilidade para autistas é realizado na Alesp


04/11/2019 16:30 | Seminário | Lucas Pascoto - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Damaris Moura e Amanda Ribeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243187.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243186.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Luiza Jordão	e Amanda Ribeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243185.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Luiza Jordão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243188.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Acessibilidade para Autista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243189.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243190.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O primeiro fórum sobre acessibilidade para autistas, realizado na segunda-feira (4/11), foi promovido pela deputada Dra. Damaris Moura (PHS).

O foco do evento foi debater as necessidades dos portadores de autismo e orientar familiares e profissionais. "Eu me sinto muito honrada por poder ampliar a promoção da dignidade humana e a defesa da infância de crianças com autismo", disse a deputada.

A neuropediatra Deborah Kerches foi uma das palestrantes do evento. Ela explicou quais locais causam desconforto para pessoas com autismo e contou que alguns lugares já são inclusivos. "Locais com muito barulho e muita luminosidade costumam causar um desconforto. Já existem lugares acessíveis para pessoas com autismo, cinemas com luzes baixas e menos barulho, você torna os locais acessíveis quando adequa esses ambientes para que não deem muitos estímulos para as pessoas com autismo"

Outra palestrante do encontro foi a psicóloga Maria Luiza Jordão. Para ela, a inclusão dos autistas na sociedade só é possível com o conhecimento da população sobre esse transtorno. "Só podemos fazer a inclusão com conscientização e informação. Precisamos falar sobre o autismo, conhecer quais são as principais dificuldades, incluir e principalmente saber respeitar as diferenças".


alesp