Representantes do comando de aviação da PM são homenageados


04/11/2019 16:17 | Sessão Solene | July Stanzioni - Foto: Sérgio Galdino

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243173.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem ao Comando de Aviação da polícia Militar do Estado de São Paulo - 'João Negrão' e aos Heróis de Brumadinho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243165.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Nascimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243168.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem ao Comando de Aviação da polícia Militar do Estado de São Paulo - 'João Negrão' e aos Heróis de Brumadinho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243166.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243169.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243170.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem ao Comando de Aviação da polícia Militar do Estado de São Paulo - 'João Negrão' e aos Heróis de Brumadinho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243171.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243172.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243167.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última sexta-feira (1º/11), a Assembleia Legislativa recebeu no plenário Juscelino Kubitschek representantes do comando de aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo para homenagem aos serviços prestados em grandes catástrofes no país, como em Brumadinho (MG) e no incêndio florestal em Mato Grosso do Sul.

O Grupamento de Radiopatrulha aérea João Negrão foi criada há 35 anos para prestação de serviços à comunidade e foi essencial após o rompimento da barragem em Brumadinho, em Minas Gerais, para resgate de pessoas e corpos na região, além da identificação das vítimas.

"Diante da dimensão do evento, foram necessários apoios diversos de outros estados. Diante das conversas e ajustes entre os governos de Minas e São Paulo recebemos autorização e enviamos duas equipes que permaneceram em apoio à região durante 22 dias. Elas se revezaram. Foram 40 homens e mulheres, pilotos, tripulantes e mecânicos, executando várias missões", contou Paulo Luiz Scachetti Junior, comandante da aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O propositor da homenagem foi o deputado Tenente Nascimento (PSL), que ressaltou o pioneirismo do grupamento policial. "O grupo partiu de São Paulo sem saber o que encontraria por lá. Foi de grande valia, pois disso se criou uma grande comoção nacional. Eles foram a lugares que por terra não se chegaria, dando apoio à população naquele momento crítico", ressaltou.

Heróis

A sessão solene também contou com parlamentares, representantes do Poder Judiciário e da Polícia Militar. "O agrupamento aéreo, desde a sua criação, serve como modelo para todos os outros do país, com participações muito importantes. Temos orgulho desses heróis que voam e salvam vidas", declarou o deputado Coronel Nishikawa (PSL).

O desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, presidente do TRE-SP, participou do evento e enalteceu o encontro. "A aviação é pioneira e tem se desenvolvido e se mostrado essencial. Não só na questão de segurança, mas no atendimento à população. Em Brumadinho foi assim, prestando um serviço às vítimas e às famílias envolvidas. Essa atuação se integra ao Comando da Polícia Militar, tão relevantes para o nosso Estado. O reconhecimento é uma forma de incentivo".

A homenagem também contou com a participação do vice-presidente de relações institucionais do grupo Carrefour Brasil. Desde a tragédia em Brumadinho, o grupo começou a comprar produtos de agricultores locais para estimular a economia da região. "Fizemos um trabalho muito forte em Brumadinho. Fomos a primeira empresa que atuou por lá. Quisermos fazer algo mais forte do que ajudar. Construímos um projeto muito bacana de compra de produtos agrícolas locais para abastecer nossas lojas de Belo Horizonte. Depois também capacitamos esses produtores da região de Brumadinho, para que eles entendam melhor o negócio. Já estamos comprando frutas por lá: mexerica, lichia e estamos felizes em ajudar a região", contou Stéphane Engelhard, vice-presidente de relações institucionais do grupo Carrefour Brasil.

Quem também recebeu a honraria no Palácio 9 de Julho foi a cel Eliane Nikoluk, da Polícia Militar. "A questão da aviação na defesa civil é fundamental. Em todas as ações de calamidade ela se faz presente. Também temos o trabalho anônimo do dia a dia. Sabemos que a função policial é atípica. É um sacerdócio, uma doação por completo. Viver para servir", finalizou.


alesp