Coronavírus: Alesp acompanhará ações do comitê de emergência


05/02/2020 07:27 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg246689.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Saúde, deverá acompanhar as atividades do Comitê de Operações de Emergência (COE), instituído pelo governo federal para atuar preventivamente nos casos com suspeita de contaminação pelo coronavírus. Essa afirmação é do deputado Edmir Chedid (DEM), membro efetivo da Comissão de Saúde.

O governo federal está realizando o monitoramento diário da situação junto à Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão acompanha o assunto desde as primeiras notificações em Wuhan, na China (31/12/2019). "Já existem casos suspeitos no Brasil. Por isso, é preciso que o acompanhamento seja efetivo a fim de evitar esse problema", complementou.

Edmir Chedid explicou que o COE tem repassado informações às secretarias de Estado da Saúde sobre coronavírus. Os técnicos do comitê detalharam as orientações publicadas no Boletim Epidemiológico para os profissionais de saúde, destacando as definições de como identificar possíveis casos da doença. "É preciso que os municípios também estejam atentos às informações do COE", afirmou.

Edmir Chedid garantiu que caberá à Comissão de Saúde o acompanhamento das atividades do COE e da secretaria de Estado da Saúde junto às prefeituras. A maior preocupação, segundo o parlamentar, deve-se principalmente ao número de turistas que São Paulo está recebendo mensalmente. "Não podemos nos esquecer do carnaval, período que muitos turistas visitam nosso país", comentou.

"Alesp agirá como fiscalizadora das atividades em benefício da população", concluiu o deputado.


alesp