Nova sede do Hospital Infantil Darcy Vargas é destaque na tribuna nesta sexta

Deputados também pediram inclusão de policiais e professores na primeira fase da vacinação
05/02/2021 18:36 | Plenário | Mauricia Figueira - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260343.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260344.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260345.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260346.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260347.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260348.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260349.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260350.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A possibilidade de mudança do Hospital Infantil Darcy Vargas para outro bairro foi tema abordado na tribuna pela deputada Janaina Paschoal (PSL). Na tarde de ontem, em reunião mensal entre o governador e deputados estaduais, Janaina Paschoal (PSL) indagou sobre o hospital. "O governador disse que a decisão de tirar o hospital do lugar onde está não tem volta", afirmou Paschoal. O hospital, localizado no Morumbi, foi inaugurado em 1958 e é referência no tratamento pediátrico de alta complexidade. "A iniciativa privada quer um terreno valiosíssimo para construir um empreendimento mais valioso ainda para ganhar milhões. Essa empreiteira quer entregar um terreno que não vale nada para o estado em troca de um terreno valioso e construir um hospital para dizer que está dando alguma coisa", comentou a deputada, que considera a troca prejudicial ao estado: "Vamos abrir mão de algo que está operando perfeitamente para entrar num empreendimento em que só quem vai ganhar é esse grupo empresarial".

Outro parlamentar que falou na tribuna foi o deputado Gil Diniz (sem partido), a respeito dos números da pandemia no estado. "Hoje temos 53.997 mortos pelo Covid-19 no Estado de São Paulo". Diniz ressaltou que o número representa um quarto das mortes do país.

Volta às aulas e ensino domiciliar

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) comentou que escolas públicas e particulares estão suspendendo as atividades por causa de contaminação por coronavírus. "Isso tem gerado um clima de terror nas escolas, todo mundo com medo de contaminação. Não é hora de volta às aulas", afirmou.

Ainda no tema da educação, o deputado Tenente Nascimento (PSL) defendeu o ensino domiciliar no Estado de São Paulo. Desde 2019 tramita na Alesp o Projeto de Lei 707/2019 sobre o assunto. "Já aprovamos o projeto na Comissão de Constituição e Justiça, está agora na Comissão de Educação. Tenho certeza de que São Paulo também vai aprovar o ensino domiciliar para os cidadãos de bem", afirmou Nascimento, autor do projeto.

Inclusão de policiais e professores na vacina

Além dos projetos de lei, os deputados possuem diversos meios para se manifestar. Um deles é a indicação, que é uma proposição na qual os deputados sugerem medidas de interesse público aos poderes do estado. A primeira do ano, a indicação 1/2021, de autoria conjunta dos deputados Campos Machado, Agente Federal Danilo Balas, Major Mecca, José Américo, André do Prado e Professora Bebel, pede ao governador a inclusão de policiais militares, policiais civis guardas municipais e professores da rede pública na primeira fase da vacinação contra o coronavírus. "O policial nunca parou, os professores estão voltando a dar aulas presenciais. Governador, inclua esses valorosos profissionais no primeiro grupo para que possam ser vacinados", comentou Nascimento.

Voltando à tribuna, a deputada Janaina Paschoal informou que na próxima segunda-feira, às 10h, vai realizar audiência pública para discutir o direito à esterilização voluntária feita tanto por homens como por mulheres. O evento será transmitido pela TV Alesp. "É um tema tabu, que acaba sendo inviabilizado por setores radicais de esquerda e de direita. É um tema que precisa ser olhado sob o ponto de vista da autonomia individual, da responsabilidade para a sociedade. Vamos abordar o tema sob perspectiva técnica tanto pelo olhar da saúde como pelo olhar do direito", considerou a parlamentar.


alesp