Cauê Macris faz balanço dos quatro anos de gestão à frente do Legislativo paulista

Presidente ressaltou inovação, transparência e austeridade como características da Mesa Diretora
05/03/2021 18:10 | Plenário | Maurícia Figueira - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg262162.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris preside a sessão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg262163.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg262164.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg262165.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg262166.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg262167.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg262168.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg262169.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na tarde desta sexta-feira (5/3), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Cauê Macris (PSDB), fez um balanço dos quatro anos em que esteve à frente do Legislativo paulista. Macris foi eleito presidente da Alesp em 2017 e reeleito em 2019.

O mandato da atual Mesa Diretora termina no próximo dia 15, quando serão realizadas eleições para os nove cargos da Mesa. Por conta das medidas de restrição do Plano São Paulo, a Assembleia Legislativa funcionará de maneira virtual na próxima semana, por isso o presidente adiantou a prestação de contas ao Plenário.

Cauê Macris lembrou que foi eleito presidente quando tinha 33 anos de idade. "Um dos meus sonhos era poder transformar a Assembleia Legislativa, pregando o tripé que defendi " inovação, transparência e austeridade", comentou. Macris concluiu que a inovação pretendida só seria possível melhorando a infraestrutura do prédio da Alesp. "Foi um grande desafio, começando pela área de internet. Percebemos a necessidade de investimento em tecnologia e foi exatamente isso que fizemos", afirmou Macris.

Plano Diretor de Informática

O presidente explicou a contratação de um Plano Diretor de Informática para nortear os trabalhos de informática do Poder Legislativo pelos próximos 20 anos. "Os próximos presidentes já vão ter o norte das necessidades em infraestrutura". Macris afirmou que foram investidos mais de 30 milhões de reais na área de infraestrutura, cabeamento, troca de toda a rede wi-fi e aparelhos roteadores. "Foi um investimento preparatório para que a Assembleia Legislativa pudesse ter condição de passar para o próximo passo".

Fiscaliza Cidadão

O segundo ponto destacado por Macris foi a transparência na gestão pública. "Sentia na pele a necessidade de criar mecanismos para as pessoas fiscalizarem não só as atividades parlamentares, mas gastos de gabinete, informações dos gabinetes. Lançamos um aplicativo, o Fiscaliza Cidadão". O aplicativo está disponível para celulares Android e IOS e, por meio dele, os cidadãos conseguem ter informações sobre quantidade de servidores nos gabinetes, projetos apresentados pelos deputados e participação dos parlamentares nas sessões plenárias, entre outros itens.

Austeridade

Cauê Macris afirmou considerar que austeridade não é apenas enxugar gastos. "Precisamos de austeridade de maneira equilibrada, para que o funcionamento da Casa seja o melhor possível. Austeridade é dever de todo gestor público. A transparência é direito do cidadão. Ambas são alcançadas com a inovação". Nesse ponto, Cauê Macris destacou que a Alesp é o Legislativo que custa menos para o cidadão no Sudeste. "O custo da Assembleia de São Paulo gira em torno de 24 reais por habitante. A Assembleia do Espírito Santo custa 55 reais por habitante; Minas Gerais, 61 reais e Rio de Janeiro custa 79 reais por habitante".

Execução orçamentária

Outro ponto mencionado pelo parlamentar foi a atuação da Alesp na pandemia. "Os deputados doaram 30% dos seus salários no combate ao coronavírus", ressaltou. Macris afirmou ainda que, no primeiro ano de sua gestão, foram devolvidos aos cofres públicos cinco milhões de reais da verba destinada à Alesp. "Em 2018, devolvemos 106 milhões de reais; em 2019, 146 milhões de reais e, em 2020, devolvemos 202 milhões de reais para os cofres públicos".

Além da doação de 30% dos subsídios dos deputados, a economia se deu também com a diminuição das despesas com recursos humanos. "Estamos baixando o gasto com funcionários ano a ano". Macris citou algumas das iniciativas nesse quesito. "Como conseguimos fazer essa diminuição dos custos com gastos com folha de pagamento? Com extinção de cargos, regulamentação na fruição de férias e alteração do cálculo da GED na licença-prêmio. Em nenhum momento deixei de conceder reajustes. Os funcionários sempre receberam valores reais, aumentos reais acima da correção inflacionária", comentou Macris.

Comunicação

A modernização da comunicação da Casa foi outro ponto destacado pelo presidente. "A TV Assembleia fazia imagem dos parlamentares, gravava os programas e parava nisso. Fizemos a troca de modelagem. A Rede Alesp agora é uma TV estatal que ajuda a divulgar os trabalhos parlamentares e também é geradora de conteúdos para cada um dos deputados". De acordo com Cauê Macris, os discursos dos deputados na tribuna são disponibilizados aos parlamentares logo depois de seu pronunciamento para uso nas redes sociais. "O estúdio pode ser utilizado para fazer uma entrevista, por exemplo, os parlamentares podem utilizar a estrutura da TV Alesp para fazer geração de conteúdo", comentou. Macris também afirmou que o canal de YouTube da Alesp não existia no começo de sua administração e hoje tem 80 mil seguidores. "É um dos maiores do Brasil, em termos de Poder Legislativo".

Modernização

Nos últimos anos, três novos sistemas de informática foram instalados na Alesp: Alesp sem Papel, Alesp Moderna e ERP Legis. "Os três sistemas vão gerenciar a Assembleia Legislativa pelos próximos 20 anos. O primeiro é um sistema do ponto de vista parlamentar e administrativo. O Alesp Moderna é um sistema de controle de itens comprados pelo Legislativo e o ERP Legis é um sistema de gerenciamento de folha".

Macris observou que a implantação dos três sistemas só foi possível depois da mudança do parque tecnológico. "São sistemas que demandam muito do ponto de vista de infraestrutura. São muitos dados armazenados. E o mais importante: os três sistemas conversam entre si".

Reforma administrativa

No início deste ano, foi aprovada pela Alesp a Resolução 925/2021, que dispõe sobre modernização administrativa da Casa. Alguns dos pontos da resolução foram elogiados por Macris. "Diminuímos as chefias de 68 para 32, extinguimos cargos, pró-labore e gratificações".

Reforma física

Nesta semana foram inaugurados os três plenários onde são realizadas as reuniões das comissões da Casa. "Os três plenários foram totalmente remodelados, agora têm infraestrutura preparada para os próximos 20 anos".

Casa do Povo

"Este prédio não podia ser única e exclusivamente de atuação da atividade parlamentar. Estamos numa área nobre, de fácil acesso, por que não garantir serviços de interesse da comunidade?". Esse foi um dos questionamentos respondidos pela gestão Macris. "Trouxemos o Poupatempo, um posto da Defensoria Púbica, o Detran e municipalizamos a creche, além de abrirmos a biblioteca ao público".

Em seguida, Cauê Macris foi cumprimentado pelos parlamentares. Janaina Paschoal (PSL) ressaltou: "cumprimento V. Exa. pela gestão, uma gestão muito respeitosa para com os colegas, respeitosa inclusive nas divergências". Gil Diniz parabenizou: "V. Exa. apresenta excelentes resultados. Parabéns pela gestão".

A austeridade citada por Macris foi elogiada pelo deputado Ricardo Mellão (Novo). "É importante iniciar uma cultura de austeridade. Quando isso parte da presidência, gera uma cultura de austeridade também nos deputados. Desejo sucesso nas novas empreitadas".

Em seguida, Carlos Giannazi (PSOL) agradeceu ao presidente pelo apoio ao PDL 22/20. "V. Exa. que teve a coragem de nos ajudar colocando o PDL em votação".


alesp