Conselheiros tutelares do Estado poderão ser incluídos no Plano Estadual de Imunização

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
05/04/2021 12:08 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Sebastião Santos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264126.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Conselho Tutelar do Estado de São Paulo, o deputado estadual Sebastião Santos (Republicanos) protocolou, no dia 29/3, a indicação nº 1223, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 31/3, em que determina e pede, ao Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, a inclusão dos conselheiros tutelares entre os grupos prioritários no calendário, para recebimento da vacina contra a Covid-19, do Plano Estadual de Imunização.

De acordo com trecho da indicação, é essencial a inclusão dos conselheiros tutelares na lista de prioridades para vacinação porque esses profissionais estão exercendo suas atividades com normalidade, inclusive em plantão de 24 horas, onde atendem denúncias, reivindicações, reclamações e solicitações realizadas na proteção de crianças, adolescentes, familiares e a comunidade em geral. Ainda, segundo o documento, os atendimentos dependem da presença dos conselheiros tutelares, nos locais onde se encontram as vítimas, para comprovação dos fatos denunciados.

Segundo o deputado, houve aumento na demanda do trabalho desses profissionais, por conta do grande número das denúncias de abusos contra crianças e adolescentes durante a pandemia.

"O Estado possui 722 conselhos tutelares, e seus conselheiros estão totalmente vulneráveis perante o COVID-19. Essa reivindicação se faz justa e necessária, pois são profissionais na linha de frente do enfrentamento da violência às nossas crianças e adolescentes", disse Santos.

alesp