Políticas para prevenção dos homicídios entre adolescentes são discutidas na Alesp


05/09/2019 15:35 | Evento | Maurícia Figueira - Foto: Assessoria Marina Helou

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239407.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239408.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239409.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239410.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento do Comitê Paulista para Prevenção do Homicídio de Adolescentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239411.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239412.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Prevenir homicídios entre os adolescentes é uma tarefa conjunta do governo do Estado, da Assembleia Legislativa e da sociedade civil. Com essa abordagem, foi lançado nesta quinta-feira (5/9), o Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência na Alesp.

Presidido pela deputada Marina Helou (REDE), o Comitê pretende coordenar ações com a finalidade de diminuir a taxa de homicídios entre a população dessa faixa etária. A deputada esclareceu os eixos principais do Comitê Paulista. "O primeiro é trabalhar os dados para o diagnóstico preciso do que está acontecendo. O segundo é articular todas as partes envolvidas na prevenção desses homicídios " o governo do Estado, o Poder Legislativo, os movimentos sociais e o Poder Judiciário " para uma ação coordenada na prevenção. Também vamos pensar em soluções para esses homicídios, protocolos de atuação, indicadores, sugestões, orientações para os municípios. Por último, monitorar para que vejamos os resultados."

Entre os parceiros do Comitê Paulista de Prevenção de Homicídios na Adolescência está o Unicef. "O Estado de São Paulo tem um potencial enorme para reverter a situação que estamos vivendo hoje. O Unicef está orgulhoso por estar junto com o governo do Estado e a Alesp nessa iniciativa", afirmou Adriana Alvarenga, coordenadora do escritório do Unicef de São Paulo. "Se nos unirmos, se conseguirmos entender o que está acontecendo entre os adolescentes e elaborar políticas que previnam os homicídios entre essa população mais vulnerável, vamos conseguir reverter essa situação".

A Secretaria da Justiça e Cidadania é um dos braços do Comitê. "O governo está empenhado em muitas políticas públicas para proteção dos jovens e dos adolescentes. Queremos identificar quais são as vulnerabilidades que precisamos enfrentar e desenvolver políticas nas mais variadas áreas, como educação, esportes, emprego e segurança pública", declarou o Secretário Paulo Dimas Mascaretti.

Gilmaci Santos, presidente em exercício da Assembleia Legislativa, destacou a importância do Comitê: "Temos grandes temas debatidos nesta Casa, mas este é um dos mais importantes, pois estamos tratando de adolescentes".

Presidiram a mesa dos trabalhos, além dos citados, Lídia Helena Ferreira da Costa dos Passos, subprocuradora geral da Justiça; Berenice Giannella, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania e de Assistência e Desenvolvimento Social; Antônio Carlos Maluf, secretário chefe da Casa Civil e os deputados Estevam Galvão e Leci Brandão.


alesp